IBATÉ | Servidores recebem capacitação sobre parto humanizado

Nos meses de maio e junho aconteceu no município de Ibaté a capacitação para os funcionários da Prefeitura Municipal sobre o tema Parto Humanizado. Participaram das atividades os gestores, equipe da Maternidade e enfermeiros e médicos da Atenção Básica de Saúde.

A capacitação foi promovida pelo Programa “São Paulo Pela Primeiríssima Infância”, que é um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ibaté, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, nos dias 4 e 18 de maio e 22 de junho.

As ações durante esse período foram ministradas pelo médico Dr. Newton Tomio Miyashita que possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982). Atualmente ele é diretor técnico do Amparo Maternal e Diretor Médico da Autarquia Municipal da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil.

Os objetivos dessa capacitação foram: apresentação do programa de humanização obstétrica e neonatal, esclarecendo a sua importância, os seus benefícios e a atual obrigatoriedade legal da sua implantação; diagnóstico institucional do município; definição de metas referentes ao Parto Humanizado no município; apresentação pelo município do plano de ação, elaborado pela equipe multiprofissional, para o alcance das metas anteriormente elaboradas.

A articuladora do Programa no município, Vilma dos Santos Souza, destacou a importância da capacitação. “Essa capacitação foi muito proveitosa, porque fortaleceu ações, já em andamento no município, para ofertar um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado às famílias atendidas”, observou.

Esse tipo de capacitação vem de encontro com o que acontece em Ibaté, onde a Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde, desenvolve uma série de ações para o fortalecimento da primeira infância no município, com apoio a gestantes e famílias, e também qualificando cada vez mais os profissionais da área. “Sempre buscamos dar apoio as futuras mamães e com isso garantir um pré-natal com toda a atenção e um parto com total segurança as gestantes, por isso buscamos sempre disponibilizar aos profissionais da área da saúde capacitações e cursos como este, pensando na qualificação de cada um dos nossos servidores”, apontou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).

Ações como essa contribuem para que o índice de mortalidade infantil seja baixo no baixo no município. “Sempre que capacitamos nossos profissionais, eles ficam preparados para qualquer situação, e na saúde é sempre bom ter profissionais cada vez mais qualificados, com isso podemos observar que a saúde de Ibaté é boa e temos um baixo índice de mortalidade infantil”, ressaltou Zé Parrella.

No próximo semestre mais uma capacitação será realizada, provavelmente entre os meses de agosto e setembro, com o tema Puericultura.

Deixe uma resposta