SÃO CARLOS | Ministério Público solicita remoção do Ipê Roxo da rua XV de Novembro

 

Após avaliação solicitada pela Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC) e realizada pelo Profº Drº Demóstenes Ferreira da Silva Filho do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/Piracicaba) e pela engenheira agrônoma da Coordenadoria do Meio Ambiente, Jessica Pizzocaro, e encaminhada ao Ministério Público de São Carlos, o promotor Sérgio Domingues de Oliveira, recomendou a retirada da árvore da espécie Ipê roxo localizada na rua XV de Novembro esquina com a rua José Bonifácio.

Segundo o laudo do Profº Drº Demóstenes Ferreira da Silva Filho, que utilizou um tomógrafo em sua avaliação, o exemplar, que possui aproximadamente 45 anos, apresenta problemas estruturais com sério comprometimento de tecido vegetal. As avaliações dos técnicos também apontaram problemas como inclinação acentuada e sinais de pragas xilófagas, que são insetos que se alimentam de madeira, como cupins e brocas.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, garante que outro exemplar de mesma espécie será plantado no local. “A nossa intenção é plantar outra árvore no local, como também outros setes exemplares de outras espécies na região”.

O pedido para o corte foi encaminhado para a Secretaria de Serviços Públicos que irá agendar uma operação, já que o local tem grande circulação de veículos e a árvore é de grande porte.

Deixe um comentário