SÃO CARLOS | Julio Cesar questiona Prefeitura sobre prontuário eletrônico nas UBSs

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Julio Cesar (Democratas), protocolou um requerimento solicitando da Prefeitura informações sobre a participação do município no programa “Informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS)” do Governo Federal, referente à implantação do Prontuário Eletrônico e outros. Ele questionou qual o percentual de nossa rede que já está informatizada, indagou também se a Prefeitura se inscreveu nesse programa do Governo Federal e pediu que comunicassem quaisquer outras informações que fossem necessárias sobre este assunto.

No entendimento de Julio Cesar, esta nova medida trará benefícios e melhorias na qualidade da assistência a toda população atendida na Atenção Básica, uma vez que permite, em curto prazo, acessar todos os dados de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) por uma única plataforma, por meio da biometria do usuário, evitando assim a repetição de exames e encaminhamentos desnecessários para atenção especializada, aumentando a resolutividade no âmbito da Atenção Básica.

“Meu intuito é também alertar a Prefeitura para que se atente ao programa ‘Informatização da UBS’ e consigamos ter uma rede interligada e totalmente informatizada”, afirmou Julio Cesar.

Os dados clínicos de cada cidadão ficarão armazenados no repositório do Registro Eletrônico de Saúde (RES) no Ministério da Saúde, podendo ser acessados de qualquer unidade federativa do país. A medida ajudará também a reduzir custos, evitando, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas de medicamentos. 

Deixe uma resposta