SAÚDE PÚBLICA | São Carlos já vacinou mais de 10 mil animais contra a raiva

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, realizou no último sábado (19) a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal, voltada para cães e gatos. Foram vacinados 10.059 animais, sendo 8.250 cães e 1.809 gatos.

“A procura pela vacina foi acima do esperado. Ela continua no próximo sábado (26) em outras regiões da cidade. Convidamos a população para participar dessa importante ação de saúde pública, onde protegemos nossos animais e a nossa saúde também”, diz a médica veterinária do setor de zoonoses, Luciana Marchetti.

No próximo sábado (26) mais 20 locais da cidade estarão disponibilizando a vacina das 9h às 17h. Os estudantes de medicina veterinária da UNICEP devem vacinar até 29 mil animais durante toda a campanha. A vacinação na zona rural do município será feita em data a ser definida, após a finalização da campanha na área urbana.

De acordo ainda com a médica veterinária do setor de zoonoses, Luciana Marchetti, devem ser vacinados animais com mais de três meses de idade e ser revacinados anualmente. A veterinária solicita que os proprietários levem os cachorros com coleira e guia e os gatos em caixinha especial de transporte, ou seja, contidos para evitar as fugas ou acidentes.

 “A raiva é uma zoonose, uma doença que pode ser transmitida para as pessoas, tem uma letalidade de 100%. É uma doença muito grave e a única maneira de fazer a prevenção é com a vacinação dos animais domésticos. A posse responsável e vacinação são as únicas estratégias para se prevenir a raiva nos centros urbanos”, ressalta a veterinária.

Luciana Marchetti orienta que animal que estiver em tratamento ou aparentemente doente não é recomendado receber a vacina porque está debilitado e o seu sistema imunológico não vai responder adequadamente a essa vacina. Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, no Setor de Zoonoses, pelos telefones (16) 3307-7405 ou 3307-7282.

 

Confira os locais de vacinação: Castelo Branco – Praça do Centro Comunitário na rua Celso Carlos Gonçalves, Vila Isabel – Igreja Santa Isabel, Vila Monteiro – Igreja São José, Parque Novo Mundo – Empresa Modenuti, Jd. Botafogo – UBS, Bela Vista/Vila Prado – Igreja de Santo Antônio, Redenção – Praça Travessa 7 (Desembargador Júlio de Farias) / rua Dr. João Sabino – perto do Posto Stubé, Jardim Medeiros – Bar do Severino (final da rua Jerônimo Costa Terra), Monte Carlo – praça em frente Igreja Madre Cabrini, Cruzeiro do Sul – UBS e na escola Jesuíno de Arruda, Jd. Zavaglia – ONG Associação Sal da Terra (rua Deputado Antônio Donato, 428), Eduardo Abdelnur na rua Central (23) entre as ruas 12 e 14, próximo ao ponto de ônibus, Antenor Garcia – rua 5 (Donato Pedrino) Igreja Assembleia de Deus, Presidente Collor – avenida Vicente Laurito, 473 (Material de construção Tropical/ Mercado Chaves), Cidade Aracy – CAIC e na Praça Ronald Golias, Planalto Verde – ao lado do Bar da Vânia (rua Almir Soares Quatrochi esquina com Pastor José Fernandes Vieira), Água Vermelha – Praça Central, Santa Eudóxia – Praça Central.

Deixe uma resposta