UTILIDADE | Justiça Eleitoral comunica cadastramento biométrico de eleitores em São Carlos

A Justiça Eleitoral de São Carlos comunica que, apesar de não ser obrigatório para as próximas eleições, o Cartório Eleitoral da 121ª zona eleitoral, está realizando rotineiramente, o cadastramento biométrico.

De acordo com a chefe do Cartório, Letícia Brumato, sempre que o eleitor necessite de segunda via, transferência, modificação de local de votação ou alteração de nome ou estado civil e para aqueles eleitores que vão tirar o título pela primeira vez, o cadastro já está sendo realizado.

Letícia lembra que o Cartório Eleitoral funcionará normalmente na sexta-feira, 08, das 12h às 18h, para atender o eleitor que desejar realizar o cadastramento.

É importante que o eleitor tenha em mãos: documento de identidade (cédula de identidade, carteira de habilitação, carteira profissional, certidão de casamento ou nascimento); comprovante de residência no nome do eleitor (contas de água, luz, fatura de cartão de crédito, nota fiscal, recibo de pagamento de aluguel anteriores a três meses – para os menores o comprovante pode ser no nome dos pais). Para os jovens com 18 anos completos é necessária a apresentação do certificado de alistamento militar (CAM ou reservista).

O que é?

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

Deixe uma resposta