SÃO CARLOS | 60 pessoas participam do curso de auxiliar de cozinha na carreta do Via Rápida Emprego

 

O prefeito Airton Garcia e o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, acompanhado do tenente-coronel Samir Gardini, diretor do Departamento de Coordenação Político-Institucional da Secretaria de Governo e do comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, deram início na manhã desta quarta-feira (8), ao curso de produção alimentícia II (auxiliar de cozinha industrial) que está sendo realizado na unidade móvel (carreta) do Via Rápida Emprego e que ficará em São Carlos nos próximos 20 dias na Praça do Mercado Municipal.

Serão capacitadas 60 pessoas que se inscreveram para participar do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). As aulas acontecem de manhã, tarde e noite com o treinamento de 20 alunos em cada período. A capacitação, por meio de cursos rápidos itinerantes, tem como objetivo a qualificação de mão de obra para a geração de emprego e renda para as pessoas que pretendem trabalhar neste segmento ou até mesmo abrir seu próprio negócio.

Cássia Regina Azevedo, representante da ETEC Paulino Botelho, do Centro Paula Souza, entidade responsável por dar as aulas do curso, explica que os alunos aprenderão a fazer pratos e terão conhecimento básico de cozinha alimentícia industrial. “Os cursos do Via Rápida Emprego são destinados às pessoas que estão desempregadas e que precisam ingressar novamente no mercado de trabalho. É uma oportunidade de aprender um novo ofício”, disse Cássia Azevedo.

O prefeito Airton Garcia brincou com os alunos e disse que também iria fazer o curso. “Quero agradecer ao secretário Bragatto que sempre busca cursos ajudando as pessoas a ter um trabalho e qualificação, isso é muito importante porque quem tem uma profissão, uma qualificação, sobrevive melhor, tem boas chances no mercado de trabalho”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressaltou que o prefeito Airton Garcia tem dado o apoio necessário, confiança e liberdade de trabalho para viabilizar a vinda de cursos de formação para a cidade e agradeceu também ao apoio da ETEC Paulinho Botelho que vai ministrar o curso e a Guarda Municipal que pelo bom trabalho de preservação do patrimônio, mas também no sentido de garantir a realização dos eventos e a presença das pessoas com segurança. “O vice-governador Márcio França liberou para termos os cursos do Via Rápida Emprego em São Carlos, esperamos que vocês possam ter um bom aproveitamento no curso, a ideia é trazermos mais cursos de formação profissional para que vocês possam se capacitar”, disse Bragatto

Deixe uma resposta