CAMPANHAS | Doação de Sangue e Cadastramento de Doadores de Medula acontecem dia 05 de outubro no IQSC

No próximo dia 05 de outubro, quinta-feira, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, será realizada nova edição de duas importantes campanhas: a Campanha de Doação de Sangue e a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula. A iniciativa é do IQSC e conta com a participação do Hemonúcleo Regional de Jaú, uma unidade da Fundação Dr. Amaral Carvalho.

Os doadores devem se dirigir até o edifício Q5 do IQSC, na área 1 do campus da USP, no centro de São Carlos, entre 17 e 20 horas. É indispensável apresentar documento oficial com foto. 

Campanha para Cadastramento de Doadores de Medula

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são condições para doação de medula: ter entre 18 e 55 anos de idade; não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. 

O cadastro é feito com a retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. Os dados coletados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), vinculado ao INCA. Quem já fez a doação uma vez não precisa repetí-la.

Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados de endereço e telefone sempre atualizados junto ao REDOME, acessando aqui – http://redome.inca.gov.br/doador/como-atualizar-os-dados/ 
Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.

Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.

Site do REDOME – http://redome.inca.gov.br/

Campanha de Doação de Sangue

O Hemonúcleo Regional de Jaú informa que para participar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 16 anos só poderão fazer a doação se estiverem acompanhados de um dos pais ou de um responsável legal, já os maiores de 65 anos podem participar se já doaram sangue antes de completar 60 anos. 

Além disso, é preciso pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado evitando a ingestão de alimentação gordurosa, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não estar utilizando medicamentos nem estar resfriado ou com gripe, não ter tido doença de Chagas, sífilis, malária ou ser soropositivo de AIDS. Quem colocou piercing ou fez tatuagem incluindo micropigmentação, só pode doar sangue após um ano. Mulheres grávidas ou amamentando também não podem participar. 

Vale lembrar que os homens podem doar sangue até 4 vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. Já as mulheres podem colaborar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

No site da Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo, é possível acessar tabela que relaciona os tipos sanguíneos e quem doa pra quem. Acesse aqui – http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_doa_pra_quemencontrar 

SERVIÇOS:
Doação de sangue 
Cadastramento de Doadores de Medula
05 de outubro de 2017, quinta-feira, das 17 às 20 horas
Instituto de Química de São Carlos (IQSC) Edifício Q5
Av. Trabalhador são-carlense, 400 – área 1 do campus da USP, no Centro de São Carlos
Mais informações: Eventos IQSC – (16) 3373-8272
E-mail: eventos@iqsc.usp.br

Deixe um comentário