IBATÉ | Atleta com deficiência na audição, supera problema e vence competição de Taekwondo

Academia Black Belt participou da competição com 09 alunos e obteve um resultado incrível de 12 medalhas, mostrando o nível altíssimo da preparação dos atletas

A equipe da Academia Black Belt participou do 12º Hwarang-do Open de Taekwondo, neste domingo, 15, que aconteceu na cidade de Vargem Grande do Sul.

A competição de Taekwondo contou com mais de 540 atletas inscritos, de todo o Estado de São Paulo, um número recorde para a competição, que teve grandes nomes do esporte no país, atletas e técnicos de níveis internacionais.

A equipe Black Belt participou da competição com 09 alunos e obteve um resultado incrível de 12 medalhas, mostrando o nível altíssimo da preparação dos atletas. “Como destaque dessa competição, tivemos a atleta Ingridy Medeiros Nazário, que se consagrou Campeã em luta na faixa azul e vice-campeã na categoria fórmula, um resultado incrível para a nossa atleta que é deficiente auditiva”, contou o Mestre Rafael Nicolau.

Rafael contou que a Ingridy nasceu com deficiência auditiva e, atualmente, vive uma vida inteiramente normal, com muita força de vontade e determinação para superar as adversidades que a vida coloca no seu caminho. “Com a ajuda de aparelhos, ela não fica totalmente sem audição. Os aparelhos ajudam ela escutar alguns sons, o que melhora e facilita o seu dia a dia”, lembrou .

O Mestre da Academia Black Belt lembra que Ingridy treina Taekwondo há quase 03 anos e vem, cada dia mais, surpreendendo todos nos treinos. “A Ingridy quis participar da competição e treinou muito para isso. Ela se dedicou diariamente ao campeonato. No começo, tínhamos pensado que ela participaria somente do Poomsae (fórmula), que é uma competição de movimentos coreografados, onde não há contato físico, porém, por sua própria iniciativa, ela também participou da categoria luta, onde desde o início dei total apoio”, lembrou.

Rafael contou que foi montada uma estratégia diferente. “Treinamos muito para isso. No dia da competição, ela lutou sem nenhuma vantagem ou adaptação. Avisamos o juiz sobre o problema dela para que o mesmo pudesse ajudar nos mementos de comando da luta, pois os intervalos de round são avisado por sons, por exemplo, e nada mais do que isso”, disse. “A Ingridy ganhou a luta de virada no último segundo, emocionando a todos que estavam no ginásio”, completou.

O Mestre também parabenizou a todos que ajudaram e torceram pela equipe Black Belt Ibaté. “Foi incrível”, finalizou.

Resultado das medalhas da equipe Black Belt:

Antonio Tavares Jr – Faixa Preta – Ouro luta, prata formula e bronze salto

Natan Santos Sousa – Faixa Preta – Prata luta

Rubens Antonio Alves Rosa – Faixa Preta – Ouro formula

Miguel Idres Francisco – Faixa Vermelha – Bronze formula

Ingridy Medeiros Nazário – Faixa Azul – Ouro luta e prata formula

Robson Garbim – Faixa verde – Prata formula

Allef Santos – Faixa amarela – Prata luta

Rafael Jose Macedo – Faixa amarela – Ouro luta e bronze formula

A Academia Black Belt está localizada na rua Totó Pessente, 265, no Centro, em Ibaté. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (16) 3353-7121.  

Deixe uma resposta