DESTAKE | Ibaté está na elite paulista nos níveis de escolaridade e longevidade do Estado

A cidade de Ibaté está na elite dos municípios paulistas nos indicadores de longevidade e escolaridade. É o que aponta os dados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) 2016, da Região Administrativa Central, que foram divulgados na manhã desta terça-feira, 24, na Câmara Municipal de Araraquara.

Nas edições de 2012 e 2014 do IPRS, Ibaté classificou-se no Grupo 3, que agrega os municípios com baixos níveis de riqueza e bons indicadores de longevidade e escolaridade. O indicador agregado de escolaridade da cidade manteve-se acima do nível médio estadual, em 2014.

O IPRS é elaborado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em parceria com o Instituto Legislativo Paulista (ILP). O objetivo da ferramenta é avaliar a qualidade de vida nos municípios paulistas e fornecer subsídios para os gestores na formulação de políticas públicas.

O levantamento é inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Organização das Nações Unidas (ONU), e considera as dimensões de riqueza, longevidade e escolaridade dos municípios, regiões administrativas e de todo o estado.

O indicador agregado de riqueza municipal da RA Central manteve a tendência de crescimento percebida desde 2008 e, igualando-se ao movimento registrado pelo Estado, apresentou, entre 2012 e 2014, acréscimo de um ponto em seu índice – passando de 41 para 42 pontos. Apesar de os municípios exibirem escore abaixo da média estadual nesta dimensão, 80,8% registraram crescimento, sendo que 12 deles apontaram ganhos superiores ao do Estado, com destaque para Cândido Rodrigues (35), Dourado (41), Américo Brasiliense (40) e Ibaté (38), que tiveram, no período, aumento de pelo menos quatro pontos.

Os dados detalhados do estudo estão disponíveis no site da Assembleia Legislativa de São Paulo, em: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Araraquara.pdf

1 thought on “DESTAKE | Ibaté está na elite paulista nos níveis de escolaridade e longevidade do Estado

  1. Ibaté perder de Américo, Cândido Rodrigues e Dourado, mostra que Ibaté é só faixada mesmo. Cidade limpa e pintada não quer dizer que tenha “Saúde, Segurança, Educação…..Ibaté tem muitos puxas sacos em cargos comissionados que não sabem nada…kkkk…. moralidade e transparência ZERO.

Deixe um comentário