IBATÉ | Atendimento do Acessa São Paulo tem horário ampliado na Encanto do Planalto

 

A Biblioteca Pública Municipal “Comendador Nello Morganti”, em Ibaté, ampliou o horário de atendimento do Programa Acessa São Paulo aos usuários. A ideia é facilitar, ainda mais, o acesso à internet para as pessoas que não tem o serviço em casa.

Antes, o Programa funcionava das 11h30 às 16h, agora, o Acessa São Paulo atende diariamente das 8h às 17h30, ou seja, 1h30 a mais.

De acordo com o prefeito José Luiz Parrella (PSDB), essa alteração foi para que os munícipes tenham mais comodidade de usar o Programa, que oferece elaboração de currículo, retirada de certidões e outros. “Com a ampliação do horário, todos os estudantes poderão ir até a Biblioteca Municipal e utilizar o Acessa São Paulo e ter acesso a internet”, apontou o chefe do Executivo.

Para usufruir do serviço digital, basta a pessoa apresentar o RG e efetuar um cadastro. Os interessados podem utilizar as máquinas quantas vezes quiserem por dia. Após o tempo limite de uma hora, é possível solicitar uma nova senha e aguardar a vez.

Os cidadãos podem, por exemplo, participar da rede de projetos do Acessa São Paulo; inscrever-se em vestibulares e concursos públicos; elaborar e enviar currículos; fazer pesquisas escolares; utilizar as redes sociais e realizar cadastro para vagas do Emprego São Paulo.

Também poderão utilizar a impressora, porém, apenas para serviços de utilidade pública e currículos. “Ainda tem a impressão, mas apenas para utilidade pública e currículos, facilitando assim para as pessoas”, disse Zé Parrella.

Programa 

O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Criado em julho de 2000 para oferecer acesso grátis à internet, foi reformulado pelo Decreto Nº 62.306/2016, em dezembro de 2016, para oferecer também conteúdos digitais que contribuam para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário por meio da inclusão digital. Os postos do AcessaSP estão instalados na Capital e em mais de 500 municípios e funcionam em parceria com as prefeituras e outros órgãos públicos. Para conhecer as unidades do AcessaSP, visite o Catálogo de Postos.

Todos os postos possuem monitores que orientam e esclarecem dúvidas dos usuários. Nas unidades do AcessaSP, os cidadãos podem ter acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo por meio digital. No portal do programa, o usuário encontra o projeto Trilhas do Conhecimento, que tem por objetivo auxiliar o cidadão a ingressar e a crescer no mercado de trabalho, por meio dos estudos, do emprego ou do empreendedorismo.

Qualquer pessoa pode usar o AcessaSP gratuitamente. No primeiro atendimento o usuário precisa apenas fazer um cadastro, apresentando o RG,  e assinar o Termo de Adesão. Nos demais acessos basta apresentar o RG. A sessão de atendimento pode ser de 30 ou 60 minutos, dependendo do posto. Ao final da sessão, o usuário pode utilizar novamente o computador desde que volte para a fila e aguarde sua vez. Não há limites de acessos por dia. Menor de idade deve se cadastrar com a autorização do responsável e apresentar cópias dos RGs de ambos.

Quem é quem

O Acessa São Paulo está, atualmente, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Serviços ao Cidadão, da Secretaria de Governo, que define suas políticas e diretrizes. A gestão e operação do programa são de responsabilidade da Prodesp – Empresa de Tecnologia da Informação do Estado.

Coordenadoria de Serviços ao Cidadão – Estimula o uso da tecnologia na prestação de serviços para melhor atender os usuários e é a responsável pela definição e modelagem dos novos projetos. Cabe à Coordenadoria também formalizar os convênios com os parceiros (prefeituras, ONGs, outros órgãos estaduais) para o funcionamento do programa.

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