CAMPANHA | Caminhada Outubro Rosa reúne milhares de pessoas nas ruas de São Carlos

 

A manhã do último sábado (28) marcou o encerramento da Campanha Outubro Rosa com a tradicional Caminhada. Com muita alegria, movimentação e alto astral, muitas mulheres de São Carlos aderiram ao chamamento do Fundo Social de Solidariedade que durante todo o mês de outubro alertou e convocou, de forma intensiva, para os cuidados e a prevenção do câncer de mama, um dos tipos de maior incidência.

A concentração e saída da Caminhada Outubro Rosa ocorreu na Estação Ferroviária, local onde também foram trocados os tickets pelas camisetas do evento. Para ter direito ao ticket as pessoas doaram produtos de higiene pessoal ou pacote de fraldas (geriátrica ou infantil).

Mulheres, homens e crianças, acompanhados pelo prefeito Airton Garcia, deputado federal Lobbe Neto, vereadores Marquinho Amaral e Robertinho Mori, secretários municipais e profissionais da saúde, além de um trio elétrico, partiram em direção à avenida General Osório, subindo até a avenida São Carlos. O recado sobre a conscientização vinha em faixas, palavras de ordem e no contato com a população que estava no centro da cidade. O ponto final foi a Praça do Mercado Municipal, onde uma série de atividades foi promovida.

Na praça o público pode assistir a apresentação da academia Motricidade e do grupo de dança Jailson Stilleto. O público também pode aferir a pressão, fazer massagens e as mulheres também tiveram a opção de melhorar o visual com uma equipe profissional de maquiagem. Frutas e muita água também foram distribuídas gratuitamente.

A psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico e do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM), Alessandra Groppa, fez um balanço das atividades do Outubro Rosa. “Agradeço o apoio do Fundo Social. Conseguimos fazer diversas atividades, principalmente nas unidades de saúde, chamando a atenção para o diagnóstico precoce. Hoje atendemos de 5 a 6 casos novos de câncer de mama por mês no Ambulatório Oncológico, por isso é importante que as mulheres se conscientizem de que o diagnóstico precoce é importantíssimo, quanto antes diagnosticar, muito mais chance de cura ela vai ter”.

O vereador Marquinho Amaral, na ocasião representando a presidência da Câmara, parabenizou o Fundo Social pela campanha. “São ações simples, mas que salvam vidas. São 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens, e quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. Parabéns a todos os envolvidos nesta luta”, disse o vereador.

O prefeito Airton Garcia agradeceu a participação de todos e lembrou que para fazer a mamografia não tem fila pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Quem precisar basta se dirigir a uma unidade básica ou de saúde da família, solicitar ao médico o pedido para o exame. A Prefeitura dispõe de 800 mamografias por mês, porém em média são solicitados 500 exames mensais pelo SUS em São Carlos, portanto não existe fila de espera para o procedimento”, ressaltou o prefeito.

Desde o início da Campanha Outubro Rosa, no dia 2 de outubro, já foram realizadas palestras, rodas de conversas, ações em saúde da mulher, capacitação de estudantes e enfermeiras da rede municipal de saúde, além da exposição “Extravaganza Superação Rosa” do fotógrafo Carlos Matos que fez um trabalho especial para a Campanha Outubro Rosa, retratando 18 mulheres que fazem parte do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM).

Sesc, Senac, Shopping Iguatemi, Academia Motricidade, Eco e MAMA, Instituto Mix e IST/Aids foram parceiros do Fundo Social de Solidariedade na Campanha Outubro Rosa.

Todos os produtos de higiene arrecadados na Caminhada Outubro Rosa serão repassados para entidades cadastradas na Prefeitura.

Deixe uma resposta