IBATÉ | Juiz Paulo Cesar Scanavez ministra palestra na abertura da 2ª Semana do Bebê

A Prefeitura de Ibaté deu início na noite desta segunda-feira, 06, às atividades da 2ª Semana do Bebê. Com o tema “Juntos pela Primeiríssima Infância”, o juiz de juiz titular da Segunda Vara da Família de São Carlos, Dr. Paulo Cesar Scanavez, ministrou uma palestra falando sobre a importância e cuidados com a criança e a atenção que deve ser disponibilizada pelos Poderes Públicos e sociedade.

Para o juiz, esses cuidados com o bebê devem visar sempre a valorização da vida, a partir da primeiríssima infância, que é quando a criança começa a entender e assimilar os ensinamentos dos pais e de educadores, evitando que os ensinamentos venham sem qualquer qualificação, especialização ou responsabilidade. “Na maioria das vezes, essas crianças convivem em ambientes familiares desagregadas e a preparação de matérias e procedimentos eficazes para evitar-se que na adolescência ou na juventude, tenham o caráter comprometido, é muito importante”, destacou.

Scanavez ressaltou que cada centavo que se investe neste programa, significa economia no futuro para toda a vida da criança. “A responsabilidade não é somente dos pais, mas de toda a sociedade. O gasto irrisório com este programa constitui muito menos do que se gastaria no futuro para reintegrar essa criança no meio social”, enfatizou.

A abertura aconteceu no Centro Comunitário “João Baptista Lopes” e reuniu, além de autoridades, educadores e profissionais da Saúde e Assistência Social, do município de Ibaté.

O assessor jurídico da prefeitura, o ex-prefeito Dr. Alessandro Rosa (PSDB), que representou o prefeito José Luiz Parella (PSDB), enalteceu a importância do programa e a felicidade da sua continuidade pela atual administração municipal. “Fico muito feliz que o prefeito Zé Parrella deu sequência à este importantíssimo programa que foi iniciado por mim, no ano passado. Ibaté foi uma das poucas cidades do Estado que passou a contar com o Primeiríssima Infância”, afirmou.

Além do ex-prefeito, a mesa de autoridades contou com a presença do presidente da Câmara de Ibaté, Valentim Fargoni; do juiz titular do Fórum de Ibaté, Dr. Eduardo Cebrian Araújo Reis; da diretora municipal da Saúde, Elaine Sartorelli; do assessor parlamentar Paulo Melo, que representou o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP); e do Dr. Paulo Cesar Scanavez, palestrante da noite.

A Semana

A 2ª Semana do Bebê de Ibaté acontece de 06 a 11 de novembro. Nesta segunda-feira, 07, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Icaraí, aconteceu a aula prática de Shantala.

A Shantala é uma massagem milenar indiana. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública, massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

Segundo o ensinamento tradicional, a técnica é recomendada desde os primeiros dias do recém-nascido, em razão dos benefícios que ela traz para o bebê. “Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos”, lembrou a diretora da Saúde, Elaine Sartorelli.

O objetivo da 2ª Semana do Bebê de Ibaté é sensibilizar a população em geral sobre a importância dessa fase para o desenvolvimento humano e estimular formas de promover o pleno desenvolvimento das crianças. “A Semana do Bebê vai proporcionar diversas atividades gratuitas, entre palestras, oficinas, apresentações e outras, para diversos públicos. Consulte o cronograma de atividades e participe”, convida o prefeito Zé Parrella.

Deixe uma resposta