ECONOMIA | Novo centro de inovação acredita no potencial de São Carlos

Localizado em antiga indústria de tecidos, espaço pretende reter mais talentos na cidade e fortalecer polo de inovação

O centro de inovação ONOVOLAB iniciará suas operações com um grande desafio: reter o maior número possível de talentos em São Carlos. Para isso a empresa está restaurando uma antiga fábrica de tecidos de 21.000 metros quadrados no centro da cidade.

A equipe de gestores do projeto foi responsável pela produção de eventos nacionais e internacionais com foco em inovação e empreendedorismo, com destaques para o Social Media Day, dedicado às mídias sociais, The Next Web Conference, com ênfase em negócios relacionados à internet e o CASE, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que hoje é o maior evento de startups do Brasil.

Segundo Anderson Criativo, co-fundador e CEO do ONOVOLAB, a escolha de São Carlos para sediar o projeto não foi uma decisão fácil: “Os únicos projetos de inovação desse porte em andamento no Brasil hoje são liderados por grandes bancos e estão localizados em São Paulo. Realizar um projeto independente e fora da Capital está sendo um desafio muito grande, mas estamos convictos que tomamos a decisão certa”.

O espaço localizado no Centro de São Carlos não se limita a oferecer um ambiente de trabalho ou coworking, mas uma verdadeira plataforma para o desenvolvimento de projetos inovadores. Para isso o ONOVOLAB desenvolveu uma metodologia própria de inovação, agenda de eventos exclusivos e uma plataforma digital.

Um dos principais atrativos do projeto é o conceito de Shopping Center de Inovação, onde um mix de grandes empresas, startups, universitários, pesquisadores, jovens e crianças criam a atmosfera ideal para a inovação. Leandro Palmieri, co-fundador do ONOVOLAB é enfático em relação ao conceito do espaço: “Não há nada parecido com o que faremos aqui em São Carlos em nenhuma parte do mundo”.

O modelo de Shopping Center de Inovação já é considerado um sucesso, uma vez que o ONOVOLAB iniciará suas atividades com o apoio de gigantes como Amazon AWS, Cartão Elo, Roche e Algar, mantenedores locais como a Imobiliária Cardinali e a Rossignolo Têxtil, além de startups de destaque como Calamar, Itera, Mobly, Grumpy Panda e DNA Consult, entre outras. O espaço também contará com startups como Grokmaker e Valentina Programa que oferecerão experiências inovadoras de aprendizagem ligadas a programação e robótica para crianças.

O projeto pretende destacar internacionalmente o chamado Sanca Hub, ecossistema de empreendedorismo da cidade de São Carlos. Para isso, o ONOVOLAB pretende estimular eventos e discussões sobre o papel do Brasil no contexto tecnológico global: “Tudo que vimos até hoje por conta do surgimento da internet representa apenas o embrião de tudo que está por vir. Temos uma revolução anunciada pela frente, com investimentos de centenas de bilhões de dólares em inteligência artificial, satélites de conectividade, robótica, chips, realidade virtual e em muitas outras áreas inovadoras. O Brasil pode ter um papel relevante nesse novo contexto, desde que comece a se preparar para isso imediatamente. O papel do ONOVOLAB é disseminar um otimismo radical a respeito do que está por vir e preparar pessoas, empresas e instituições públicas para esse futuro”, finaliza Criativo.

A abertura do espaço ocorrerá no dia 01 de fevereiro de 2018 em evento exclusivo para convidados e imprensa.

Sobre o ONOVOLAB

O ONOVOLAB é um Hub de co-inovação de 21.000 metros quadrados localizado em São Carlos. O propósito do ONOVOLAB é apoiar pessoas, empresas e o Brasil a desenvolver projetos inovadores e a co-criar o futuro. Para isso ONOVOLAB oferece ambientes estimulantes, método exclusivo e plataforma digital.

Deixe um comentário