DESTAKE | São Carlos conquista 7º lugar entre os 400 municípios paulistas que aplicam o Time do Emprego

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, foi certificada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), entre as dez melhores cidades, 7ª posição, na aplicação do Time do Emprego no estado de São Paulo.

São Carlos realizou 10 turmas do Time do Emprego em 2017. Foram certificadas 159 pessoas, oferecido Time exclusivo para a Fundação Casa e reinseridos 59 desempregados no mercado de trabalho, além de 8 pessoas que viabilizaram trabalho por conta própria depois de receberem orientações no programa.

A premiação aconteceu na sexta-feira (16), durante o encerramento do “Encontrão do Time do Emprego”, com a presença do secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, do deputado federal Paulo Pereira da Silva, do secretário adjunto do Emprego, Eufrozino Pereira, do chefe de gabinete da SERT, Pedro Nepomuceno, da supervisora do Time do Emprego, Sandra Império, da coordenadora de Políticas de Emprego e Renda, Sara Diego, do secretário de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos, Walcinyr Bragatto, dos facilitadores Rita Camargo, Meire Souza, Magda Chabaribery, Luis Fernando e Claudio Santos, entre outras autoridades como prefeitos, secretários municipais e diretores regionais.

O “Encontrão” de facilitadores teve palestras, oficinas de capacitação, confraternização entre os participantes do Time do Emprego, reunindo representantes de 177 municípios do Estado que cumpriram suas metas em 2017 e que receberam uma placa especial pelo desempenho obtido. No total, 60 municípios foram premiados.

“É uma forma de agradecer por nos ajudar na missão de aumentar a empregabilidade no Estado e também de motivar os outros municípios a expandirem suas ações”, explicou a supervisora do Time do Emprego, Sandra Império.

Para o secretário Walcinyr Bragatto a certificação é motivo de orgulho para São Carlos, aumentando a determinação de realização do Time do Emprego de forma permanente na cidade. “Em 2016 haviam sido realizadas 2 turmas. Tão logo assumimos a gestão da SMTER, com o apoio do prefeito Airton Garcia, conseguimos capacitar novos facilitadores e ampliar para 10 turmas em nosso planejamento. O programa será mantido, ampliado em 2018 e levado aos bairros da cidade para oferecer oportunidade para todos. Tenho muito a agradecer aos facilitadores Rita Camargo, Meire Souza, Itamar Portioli, Magda Chabaribery, Luis Fernando e Cláudio Santos pelo excepcional trabalho realizado”, disse Bragatto.

O programa, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), tem o objetivo de melhorar a inserção de pessoas no mercado de trabalho por meio de encontros semanais, onde os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) dão orientações sobre a formulação de currículos e postura em entrevistas. Durante 12 encontros os facilitadores orientam o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade.

Deixe um comentário