SÃO CARLOS | UPA da Vila Prado recebe Raio-X com tecnologia digital para diagnóstico

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, colocou em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prado, o novo sistema de radiografia que a partir de agora é digitalizado.

A radiografia é um exame complementar essencial para a prática de serviços de saúde, permitindo a avaliação de fraturas ósseas, do tecido pulmonar, das dimensões cardíacas, das alças intestinais e muitas outras estruturas do corpo humano.

Para conhecer como funciona o novo equipamento o prefeito Airton Garcia, o secretário de Saúde, Caco Colenci, o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Marcos Palermo, o Supervisor da UPA, Júlio Cesar Barbosa e o vereador Elton Carvalho, autor da emenda parlamentar no valor de R$ 115 mil para a compra do equipamento, estiveram na manhã dessa segunda-feira (19), no setor de radiografias da UPA Vila Prado. “O Raio-X digitalizado permite uma maior definição das imagens, inclusive com movimentação das mesmas. Além disso, o município vai economizar cerca de R$ 100 mil por ano com revelações, pois com esse novo sistema o médico tem acesso as imagens no computador do consultório, somente solicitando a revelação se for necessário o Raio-X laudado”, explica Marcos Palermo.

“É um momento marcante para mim. Gostaria de agradecer muito ao Júlio Barbosa que é o idealizador deste projeto maravilhoso, no qual tive o prazer de contribuir. Sabemos da grande importância deste equipamento para a saúde pública no município”, afirmou o vereador Elton Carvalho, lembrando que além das vantagens econômicas e ambientais, o processo de atendimento à população se torna muito mais ágil em casos ortopédicos e outras demandas que necessitam da utilização do Raio-X.

O secretário de Saúde agradeceu o apoio do vereador Elton Carvalho e disse que pretende instalar a radiografia digital na outra UPA. “É um equipamento que melhora o diagnóstico e diminuiu custos. Antes o paciente tinha que esperar a revelação do filme para retornar à consulta e o médico fazer a avaliação da chapa. Agora, com o novo sistema informatizado, o médico visualiza, juntamente com o paciente, na tela do computador que fica no consultório. Isso permite maior agilidade e otimização do acolhimento oferecido às pessoas, por isso vamos abrir uma licitação para aquisição de outro equipamento semelhante para a UPA do Cidade Aracy”, garante Caco Colenci.

“Essa foi uma conquista importante para a qualidade no atendimento oferecido aos são-carlenses que utilizam a UPA. A partir da emenda parlamentar destinada pelo vereador Elton Carvalho, a equipe da Secretaria de Saúde empreendeu um grande esforço para concretizar mais esta melhoria que resulta em um atendimento mais ágil e qualificado a nossa população”, destacou o Prefeito Airton Garcia, que esteve na unidade para conhecer o equipamento.

Deixe um comentário