POLÍTICA | Programa Atleta do Futuro vai oferecer 840 vagas em São Carlos

 

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário e Esportes e Lazer, Edson Ferraz, assinou na tarde da última sexta-feira (23), o convênio para formação esportiva do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro. O evento foi realizado no Centro de Atividades do Sesi Vila Isabel e contou com a presença do presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf.

Em São Carlos, o convênio atenderá 840 alunos para a prática de atletismo, basquete, judô, handebol, futsal, kung-fu e xadrez. “Quando a gente investe em esporte, principalmente, de crianças e adolescentes, diminuímos os problemas sociais, tiramos esses alunos das ruas e damos a eles uma nova oportunidade”, afirmou o prefeito Airton Garcia.

O Programa Atleta do Futuro contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos, e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

“Por meio do convênio, vamos proporcionar atividades no contraturno escolar. Retomamos esse convênio no ano passado, hoje damos continuidade. O Sesi oferece toda a infraestrutura, as quadras, ginásios, campos e pistas de atletismo e a Prefeitura coloca os profissionais para trabalharem. O programa proporciona oportunidade de participação, de aprendizado, das crianças desenvolverem em uma modalidade esportiva, seja ela coletiva ou individual. A Prefeitura também disponibiliza o transporte para alguns bairros”, afirmou Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer.

Em todo o Estado de São Paulo são mais de 100.000 alunos beneficiados pelo Programa Atleta do Futuro, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o Atleta do Futuro tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes. “A educação precisa ser completa, educação na sala de aula, nos laboratórios, mas também educação na quadra de esportes, na piscina, nas atividades culturais. E é isso que a gente acredita. Pensando assim estamos criando bons brasileiros. O Programa Atleta do Futuro conta com toda a nossa estrutura e metodologia, treinamos os professores da Prefeitura, uniformizamos as crianças, tudo para estimular o esporte. Esporte é vida, esporte é saúde”, disse Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Sesi-SP.   

Para se inscrever no Programa Atleta do Futuro, é necessário comparecer no Centro de Atividades do Sesi, na Vila Isabel, com documento de identidade e comprovante de endereço.

A cidade de Descalvado também foi beneficiada pelo Programa Atleta do Futuro.

Deixe um comentário