SÃO CARLOS | Lobbe Neto agradece ao governador Alckmin pela inauguração do AME São Carlos

[Reportagem: Paulo Melo - Fotos: Jhony Silva]

Nova unidade de Saúde vai beneficiar São Carlos, Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito 

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, foi inaugurado nesta quarta-feira (28), o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São Carlos. A nova unidade iniciou seu funcionamento na segunda-feira (26).

Ao lado do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), do prefeito são-carlense Airton Garcia e demais autoridades, Alckmin relatou que o AME é um dos serviços públicos de saúde, mais bem avaliados. “Essa unidade já entrou em operação e, gradualmente, vai ampliando o seu atendimento. Começamos com seis especialidades médicas: neurologia clínica – adulto e infantil; dermatologia; urologia; gastroenterologia; proctologia e anestesia”, explicou.

O governador lembrou que a unidade está totalmente equipada para realização de procedimentos cirúrgicos e destacou que no início serão realizadas 1.120 consultas. “Depois vai aumentando até fechar o ano com 6.000 consultas”, ressaltou. “Ao todo, serão 20 especialidades médicas. Faremos 12.000 exames e teremos como referencia, no caso cirúrgico, o Hospital de Américo Brasiliense. A nossa meta é reduzir e zerar fila”, completou.

Lobbe Neto destacou que o AME dá resolutividade aos casos que vem das unidades básicas de saúde dos municípios. “Aqui você tem as especialidades médicas, realiza todos os exames, já resolve e evita muitos casos de internação. Demorou, mas o Poupatempo da Saúde chegou a nossa cidade. O AME é o serviço mais bem avaliado do estado e referenciado aqui para região. Vai beneficiar, não apenas São Carlos, como também os municípios do entorno: Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito”, lembrou o deputado.

O AME São Carlos está sendo administrado e gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) da Santa Casa de Marília e vai atender, até ao final desse ano, as seguintes especialidades médicas: angiologia; anestesiologia; cardiologia; cirurgia geral; cirurgia vascular; dermatologia; endocrinologia; endocrinologia infantil; gastroenterologia; ginecologia; hematologia; mastologia; neurologia clínica – adulto e infantil; oftalmologia; ortopedia; otorrinolaringologia; pneumologia; proctologia; reumatologia; e urologia. Além disso, atenderá as especialidades não médicas: serviço social; nutrição; enfermagem e farmácia.

Os AMEs são serviços de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

Além de Lobbe Neto, o prefeito Airton Garcia; o deputado estadual Roberto Massafera; o vice-presidente do Legislativo, Marquinho Amaral (representando o presidente Julio Cesar); o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde, Eduardo Ribeiro; o secretário municipal da Saúde, Caco Colenci; o provedor da Santa Casa de Marília, Milton Tédde; o chefe de gabinete do IAMSPE, Roberto Baviera; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de São Carlos e da região, acompanharam a solenidade.