COMEMORAÇÃO | Dia 23 de Abril comemoramos o Dia Mundial do Escoteiro

Neste dia 23 de Abril comemoramos o Dia Mundial do Escoteiro.

O ideal do escotismo continua o mesmo de anos atrás: melhorar a sociedade, ajudando o jovem no seu desenvolvimento integral, no desenvolvimento físico, espiritual, intelectual, afetivo, social e moral, com o propósito final de tornar os jovens cidadãos úteis e responsáveis no futuro da comunidade.

O Escotismo é o maior e mais organizado movimento de educação não-formal do mundo, recebendo, entre outros reconhecimentos, o Prêmio da UNESCO para a Educação e para a Paz. O propósito educacional do Movimento Escoteiro é importante no mundo de hoje, já que não pode haver melhor investimento do que aquele feito para que o jovem se torne um adulto honesto, autônomo, solidário, responsável, comprometido e capaz de administrar a sua vida.

O movimento escoteiro incentiva nos jovens a lealdade à Pátria, em harmonia com a promoção da paz mundial. Prega o amor à nossa terra e ao nosso povo, sem hostilidades entre as nações. Participa da grande fraternidade escoteira mundial, que valoriza a cooperação internacional. Procura fazer com que crianças e jovens assimilem os valores universais como opção de vida e crê na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça.

Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições e queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano, em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origens sociais, raças e credos.

O movimento escoteiro educa para a liberdade e procura desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou de habilidades específicas e fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção.

Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse e cremos na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça. Educamos para o respeito, a vida afetiva e o amor, para a construção de uma família que dê a seus filhos uma boa formação.

Cremos também na justiça social como exigência de um desenvolvimento humano e sustentável. Despertamos no jovem o anseio por servir à comunidade e por se comprometer com seu desenvolvimento como manifestação de sua solidariedade para com o próximo, especialmente os que mais precisam.

Queremos um mundo fraterno, onde os jovens possam crescer e se realizar plenamente. Incentivamos nos jovens a lealdade a seu país e o amor à terra natal, seu povo e sua cultura, em harmonia com a promoção da paz, sem hostilidades entre classes sociais ou entre nações. Promovemos a fraternidade mundial entre os jovens e a cooperação mundial entre países e organizações. Procuramos estimular nos jovens o respeito pela natureza e o compromisso com o meio ambiente. Privilegiamos a vida ao ar livre como experiência educativa.

Contribuímos para a formação de cidadãos responsáveis que compreendem a dimensão política da vida em sociedade, que desempenham um papel construtivo na comunidade e que tomam suas decisões guiados pelos princípios escoteiros. Como movimento educativo, não nos envolvemos nas disputas político-partidárias. Entretanto, os princípios em que se baseia o movimento escoteiro orientam as opções políticas pessoais dos nossos membros, e a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis em sua comunidade exige que estejamos atentos à realidade política.

Oferecemos a jovens e adultos a oportunidade de compartilhar a tarefa de crescimento comum, em uma relação que fomente o diálogo, a compreensão e a participação. Neste privilegiado encontro de gerações, todos os adultos atuam a serviço da liberdade dos jovens e hoje, quando se refere ao tema da educação, fala-se muito no desenvolvimento integral da pessoa humana, isto é, total em todas as suas dimensões. De tal modo que se tornou muito vasto e complexo o trabalho do Educador que em nosso movimento é orientado por um dedicado contingente de adultos voluntários que insiste na tarefa de preparar as futuras gerações.

Para encerrar, compreendemos que o legado de Baden-Powell vivido por milhões de jovens ainda terá muito a comemorar, pois em sua raiz está a essência dos valores essenciais da felicidade do ser humano em suas relações com Deus, com o próximo e consigo mesmo, e convidamos as crianças e jovens a participarem conosco do movimento escoteiro vivenciando nosso método educativo na adesão à Promessa e à Lei Escoteira, no aprendizado pelo serviço e pela ação dentro de uma de nossas equipes e em contato com a natureza.

No sábado, dia 21, o Grupo Escoteiro São Carlos 251/SP comemorou antecipadamente o Dia Mundial do Escoteiro com uma animada atividade que envolveu todos os membros jovens e adultos em uma caçada fotográfica pela cidade. As equipes deveriam identificar através de fotos, a localização de vários marcos municipal, visitá-los, conhecer um pouco de suas histórias, e montarem um mapa de pontos turísticos São Carlenses. O passeio terminou com a visitação ao Museu Cultural localizado na Estação Ferroviária, onde todos puderam aprender mais sobre a cidade. Após isso, um lanche comunitário foi realizado no Bosque do Macarengo, um agradável e familiar espaço mantido pelos moradores do bairro Jardim Macarengo, sendo o dia de atividades finalizado com uma benção ecumênica realizada pelo Frei Marco Aurélio Ruffino, que foi membro juvenil escoteiro do Grupo junto com demais Chefes que hoje dedicam com amor e abnegação a vida ao Movimento Escoteiro.

Dois bravos e um bravíssimo ao Movimento Escoteiro em todo o Mundo!!! Viva!!!

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL!