A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito lança nesta quinta-feira (3), às 9h30, no auditório do Paço Municipal, o programa de educação para o trânsito intitulado “Maio Amarelo”, ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.
A atividade faz parte do Movimento Maio Amarelo que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Em São Carlos serão realizadas palestras para estudantes das redes municipal e estadual de ensino e para motoristas da empresa Suzantur, sempre com os temas relacionados à segurança no trânsito, também será realizado um simpósio da criação do Conselho de Mobilidade e pedágios educativos.
“Nosso intuito é conscientizar as pessoas de que, com uma mudança de comportamento, podemos reduzir drasticamente o número de mortes no trânsito. Precisamos do engajamento de todos os cidadãos para mudar essa grave realidade. Com o mote ‘Nós somos o trânsito’, o Movimento Maio Amarelo, na sua quinta edição, está direcionado exatamente para a importância da conscientização de cada um para o trânsito mais seguro, responsabilizando cada um de nós, sejamos motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para as atitudes conscientes e de preservação da vida”, explica o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.
As ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.
Confira a programação completa das ações do Maio Amarelo em São Carlos:
Dia: 03/05
Local: Auditório Paço Municipal
Horário: 9h30m
Lançamento do Maio Amarelo
Dia: 18/05
Local: Auditório Paço Municipal
Horário: 9h ÀS 12h
9h – Palestra sobre acidentes de trânsito em São Carlos, estatísticas e ações visando à seguridade do trânsito;
10h – Simpósio da Criação do Conselho de Mobilidade;
Dia: 24/05
Local: Casa do Trabalhador
Horário: 9h às 10h e das 15h às 16h
Tema: Palestra do Maio Amarelo para os motoristas da empresa Suzantur,
Pedágios Educativos:
Datas / Horários
– 03/05 – 16h30 às 17h30
Local: Avenida Francisco Pereira Lopes X Rua Miguel Petroni;
– 10/5 – 11h30 às 12h30
Local: Avenida São Carlos (região da Escola Álvaro Guião);
– 17/5 – 11h30 às 12h30
Local: Rua Episcopal X Avenida Carlos Botelho;
– 24/5 – 16h30 às 17h30
Local: Avenida São Carlos (região do Mercado Municipal).