SÃO CARLOS | Guarda Municipal opera com sistema digital de rádio

A Guarda Municipal de São Carlos recebeu na tarde desta segunda-feira (14), 31 rádios digitais, sendo 19 rádios digitais portáteis (HT) e 12 rádios digitais móveis para viaturas. Os equipamentos foram adquiridos por meio de processo licitatório com emenda parlamentar do vereador Edson Ferreira no valor de R$ 60 mil.

Os equipamentos foram entregues pelo vereador ao prefeito Airton Garcia que na mesma hora repassou ao diretor de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini e ao comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki. “A nossa intenção é a renovação completa da frota e dos equipamentos da Guarda. Já conseguimos entregar 10 veículos novos modelo Sandero, um investimento de R$ 390 mil com recursos próprios da Prefeitura. Entregamos dos veículos tipo SUV, um adquirido com a emenda parlamentar destinada pelo vereador Roselei Françoso. Outro veículo SUV, também zero quilômetro recebemos do Sindicato Rural de São Carlos, além de duas motocicletas zero quilômetro adquiridas por meio de emenda parlamentar do vereador Marquinho Amaral. Agora adquirimos os rádios digitais com emenda do Edson Ferreira. Devagar vamos trocar todos os equipamentos”, disse o prefeito Airton Garcia lembrando que 120 coletes balísticos também já foram substituídos.

De acordo com Samir Gardini a rede analógica está com os dias contados. “Todo mundo vai ter que passar da rede analógica para a digital, aqui em São Carlos já antecipamos a mudança. A rede digital é mais segura, não é vulnerável a interferências e escutas. É uma comunicação limpa que permite com outros acessórios a transmissão de dados”, garante o diretor de Coordenação de Política Institucional.

“Já estamos operando com rede digital, além desses rádios também recebemos mais 2 aparelhos portáteis e 3 móveis da Secretaria de Educação. É importante porque a rede é fechada, sem interferências externas”, explica Michael Yabuki agradecendo o vereador pela destinação da emenda parlamentar.

“Os equipamentos vão auxiliar as ações da Guarda Municipal que realiza um importante trabalho em prol do cidadão de São Carlos. Os novos rádios digitais vão proporcionar uma melhoria funcional e a sociedade é que ganha com tudo isso”, afirmou Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer que acompanhou o prefeito Airton Garcia na solenidade.

Já o vereador Edson Ferreira garantiu que vai continuar investindo em segurança pública. “O meu mandato é voltado para duas áreas: esporte e segurança. Minha próxima destinação de emenda será para a Guarda Municipal adquirir um drone”, prometeu o vereador.

Outras 4 motocicletas estão sendo licitadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito e serão repassadas para a corporação. A GM também aguarda a chegada de 10 novos equipamentos elétricos incapacitantes e 200 sprays de pimenta.