NACIONAL | Lobbe Neto convida estudantes para última chamada do Parlamento Jovem Brasileiro

O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) fez a última chamada convocando estudantes de todo país para participar da 15° edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). As inscrições se encerram no dia 28 de maio, e o evento será realizado de 1 a 5 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Lobbe Neto ressalta como o projeto simboliza um verdadeiro estímulo ao exercício da cidadania. “No próximo dia 28 se encerram as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro. É o verdadeiro exercício da cidadania da juventude. Participem, se inscrevam”, reiterou.

De iniciativa do tucano, o PJB proporciona, durante uma semana, a oportunidade para os jovens atuarem como deputado federal, realizando debates e votações, em comissões e no plenário. Serão 78 vagas e os interessados devem ser alunos de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil, com idades entre 16 e 22 anos.

Outro assunto enfatizado foi a importância da juventude tirar o título de eleitor. Para Lobbe Neto, os jovens podem participar das eleições ativamente e cobrar mais representatividade. “É necessário que os jovens tirem o título de eleitor, participem das eleições porque é importante a juventude participar ativamente do processo eleitoral brasileiro”

Os candidatos devem elaborar um projeto de lei, além de preencher uma ficha de inscrição, que estará disponível na página do programa. Os estudantes também têm que anexar documentos com a cópia da identidade, declaração de matrícula no ensino médio ou técnico, e um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis – caso seja menor de 18 anos. Toda a documentação deve ser enviada ao coordenador estadual do PJB na respectiva Secretaria de Educação, via Sedex ou por e-mail.

Na edição do PJB 2017, o trabalho dos estudantes geraram frutos. O deputado Lobbe Neto apadrinhou três propostas que foram sugeridas por alunos.  Entre os projetos apresentados está o que cria, na Lei do Bolsa-Atleta (10.891/04), o PL 9581/18 estabelecendo a obrigatoriedade de as escolas públicas oferecerem exames simulados com a mesma estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a proposta (PL 9580/18) que cria o “Selo Escola Democrática” para enaltecer as instituições que se destacam pela gestão participativa. Todos os projetos foram encaminhados para a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

(Texto: Luana Patriolino, de Brasília – Foto: Paulo Melo)