BASQUETE | Ituano perde segunda partida da semifinal para o Santo André/Apaba
Equipe decidem a classificação para a final no próximo domingo
O Ituano Basquete perdeu, na noite desta sexta-feira (30/11), a segunda partida das semifinais do Campeonato Paulista para o Santo André/Apaba. Agora, as equipes estão empatadas – já que o Galo venceu a primeira partida em Itu – e decidem a classificação para a final no próximo domingo.
A partida foi disputada em Santo André e terminou com o placar de 68 a 59 para a equipe da casa. O Ituano chegou a vencer o primeiro quarto, por 20 a 14, mas fez um segundo quarto abaixo do esperado e tomou 29 pontos, contra apenas 18 marcados (parcial de 43 a 38). No segundo tempo, segurou melhor o Santo André, mas as bolas ainda custaram a cair, fechando com a parcial de 58 a 48 no terceiro quarto.
O técnico do Ituano, Antônio Carlos Barbosa, avalia o jogo da seguinte maneira: “O time de Santo André fez um primeiro tempo muito bom, nós tivemos problemas defensivos no primeiro tempo, não marcamos bem; no segundo melhorou a defesa, basta dizer que elas fizeram, no segundo tempo, 25 pontos e no primeiro fizeram 43. Então houve uma melhora no segundo tempo, acho que o problema foi esse no primeiro tempo, nós marcamos mal e atacamos mal, no segundo tempo nós melhoramos a defesa, mas o ataque continuou errando bolas que normalmente nossas jogadoras não podem errar”.
O Ituano buscava a vitória para garantir a classificação na final, sem precisar do terceiro jogo da melhor de três partidas, mas isso não ocorreu. O técnico Barbosa não ficou surpreso com a dificuldade da partida, reconhecendo a qualidade das adversárias: “Todo jogo com duas equipes desse nível, qualquer resultado é esperado. Nos playoffs são duas equipes no mesmo nível, tudo pode acontecer. Nós não perdemos para uma equipe qualquer, perdemos para uma equipe que é a última campeã paulista, que terminou em primeiro lugar na fase de classificação”.
De qualquer forma, o treinador esperava um desempenho melhor do elenco. “Acho que nós – sem tirar o mérito do time de Santo André – nós jogamos bem abaixo do que podíamos jogar – como também elas devem ter jogado abaixo do que podiam jogar lá [em Itu], só que lá o abaixo delas deu 22 pontos de diferença, aqui o abaixo nosso deu 9 -. Nós tivemos um aproveitamento muito ruim ofensivamente, jogadoras que tem uma média boa, tiveram uma média abaixo do normal”, analisa Barbosa.
A cestinha da partida foi a atleta do Santo André/Apaba, Jaqueline, com 16 pontos. Do lado do Ituano, a maior pontuadora foi a lateral Patrícia, com 13 pontos, 7 rebotes e 2 assistências. Se destacaram também as pivôs Kelly, com 11 pontos, 8 rebotes e 3 assistências, e Gabriela, que conseguiu um duplo-duplo com 10 pontos, 18 rebotes, 1 assistência.
Ituano e Santo André se enfrentam pela nona e última vez na temporada no próximo domingo, 2 de dezembro, às 17h, no Complexo Esportivo Predro Dell Antonia (Rua São Pedro, nº 27, V. Pires) em Santo André e decidem quem disputará a grande final. “Eu vejo que é um jogo que a gente pode perfeitamente ganhar no domingo”, afirma o técnico Barbosa.
O Ituano Basquete tem o apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela CIS, EPPO, Alvorada Supermercado, Starrett, ITV e Secom.