SÃO CARLOS | SMTER certifica 60 alunos do curso de Assistente Administrativo

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, (SERT), entregou na noite de segunda (10), no auditório do Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza-Betinho”, os certificados do curso de assistente administrativo do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), realizado pelo Instituto Nacional Tecnológico de Ensino e Pesquisa (INTEP). Foram certificados 60 alunos.

Os certificados foram entregues pelo secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, pela vereadora Cidinha do Oncológico, representando a Câmara Municipal de São Carlos e pelas professoras Nathália Lima Rosa (turma da manhã) e Ana Carolina do Prado Whitaker Medeiros (turma da noite).

Com carga horária de 160 horas o curso de assistente administrativo capacitou os alunos para controlar o fluxo de entrada e saída de correspondência, receber e arquivar documentos, cuidar das contas a pagar, manter a agenda atualizada, solucionar pendências, manipular fotocopiadoras, usar os principais programas de computador, além de atender chamadas telefônicas, responder e-mails e atender ao público, entre outras funções de um assistente administrativo.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, agradeceu o apoio da Câmara Municipal através da vereadora Cidinha do Oncológico, aos dirigentes do Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, aos professores e a equipe de trabalho da SMTER pelo empenho na realização de todas as atividades do curso.

“Eu pude contar muito com a vereadora Cidinha esse ano, para trazermos o PEQ para São Carlos, ela ajudou no contato com lideranças estaduais para a viabilização de cursos de capacitação profissional para São Carlos. Também contamos com o apoio dos dirigentes regionais Adriano Januzzi e Felipe Tonon que atuaram junto à SERT para liberação dos cursos. Estamos trabalhando pelo desenvolvimento da cidade e a Casa do Trabalhador continua de portas abertas para orientá-los na intermediação da mão de obra e realização de novos cursos profissionalizantes”, ressaltou Bragatto.

A vereadora Cidinha do Oncológico ficou feliz em participar da certificação dos 60 alunos. “Acho a certificação importante porque hoje o mercado está muito competitivo e quanto mais cursos os jovens e adultos fizerem maiores serão as oportunidades deles entrarem no mercado de trabalho. São muitos municípios, poucas vagas e a nossa cidade foi escolhida com maior quantidade de alunos por isso, fico muito feliz em poder colaborar com essa escolha, conte com meu apoio e do meu partido, o Solidariedade, para a viabilização de novos cursos em 2019”, disse Cidinha.

Para a professora Nathália Lima Rosa, o curso de assistente administrativo foi incrível para que “pudéssemos fortalecer as questões de valores e formarmos profissionais muito além de analisar competências, que é o conhecimento que buscamos diariamente e as questões de habilidade que fortalecem valores, nos transforma e nos faz querer ser melhores”.

Já a professora Ana Carolina do Prado Whitaker Medeiros ressaltou que “a experiência foi especial e transformadora como pessoa e como profissional. Aprendemos muito juntos, foi transformador porque conseguimos entender que é nas diferenças que a gente se faz melhor”.