SÃO CARLOS | Setenta e dois alunos são certificados pelo Fundo Social

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, entregou nesta terça-feira (11), os certificados dos cursos de Padaria Artesanal, Manicure e Pedicure, Corte e Costura e Construção Civil – pedreiro e assentador de pisos realizados no segundo semestre. A entrega do certificado aconteceu no Paço Municipal.

Sessenta e dois alunos foram certificados. “Tivemos um número bom de capacitações e estamos trabalhando para aumentar ainda mais. Estudamos também levar os cursos para as comunidades, realizar, em pontos estratégicos para ampliar a formação, inclusive com um replicador que possa ministrar o curso depois para outras pessoas”, afirmou Lucinha Garcia Ferreira Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

O Fundo Social também está ampliando as parcerias para oferecer novos cursos. “A partir de janeiro, em parceria com o SENAC, vamos oferecer cursos rápidos de hambúrguer, decoração com balões, pizzas, garçom e cuidador de idosos”, contou Lucinha.

O carpinteiro, Willian José Ribeiro, recebeu o certificado do curso de pedreiro. “Eu já tinha um pouco de noção, participei do curso para me aperfeiçoar ainda mais. Assim consigo agregar serviços. E é sempre é bom aprender mais”, afirmou ele.

Os cursos de capacitação oferecidos pelo Fundo Social visam qualificar e proporcionar a geração de renda. “Com esse curso, os alunos de corte costura estão aptos para uma vaga de emprego na área de costura. O aluno aprende a trabalhar com máquinas retas, máquina overloque, fechamento e a construção de peças de vestuários. Podem buscar uma vaga numa confecção, abrir o próprio ateliê, oferecer consertos. Mesmo sendo um curso rápido a pessoa adquire bastante conhecimento”, contou a professora Juliana aparecida Leôncio, professora do curso de corte e costura.

Também participaram da entrega de certificados a secretaria de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, e o secretário de Trabalho Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto.