SAÚDE | Elton Carvalho é contra atendimento da Santa Casa de portas fechadas neste momento

O vereador Elton Carvalho (PSB) participou de uma reunião na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos na manhã desta segunda-feira (25) para discutir sobre o atendimento referenciado, ou seja, de portas fechadas focado em urgência e emergência médica. Na ocasião, estiveram presentes representantes administrativos da Santa Casa, o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, e outras autoridades.

De acordo com o parlamentar, apesar de ser a maneira correta de atendimento, o município não tem estrutura organizacional para suportar as demandas que deixarão de ser atendidas pela Santa Casa ao se adotar esta modalidade de atendimento.

“Temos muitas dificuldades na atenção básica do município e, temo que com a Santa Casa atendendo somente de forma referenciada, as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e UPAs sejam sobrecarregadas, podendo causar dificuldades e até mesmo um colapso na saúde pública em São Carlos”, argumentou o parlamentar.

Elton enfatizou que o quadro atual da enfermagem e de médicos na atenção básica deve ser equacionado antes do atendimento da Santa Casa passar a ser referenciado.

“Acredito que deve ser elaborado um planejamento minucioso antes de tornar o atendimento da Santa Casa referenciado, visto que, falta a reposição de médicos nas UBSs e USFs e também o redimensionamento no quadro da enfermagem”, ressaltou. “Preocupa-me também a questão do deslocamento de pessoas que não têm veículo próprio até outros dispositivos, pois a Santa Casa fica em região central, onde é possível acessá-la por meio de transporte coletivo com maior facilidade”, finalizou Elton.

O vereador, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, reforçou que estará atento, junto com a comissão, aos desdobramentos do assunto e que seu mandato está a total disposição para somar esforços em prol de uma decisão assertiva.