SÃO CARLOS | Dia do Brincar será comemorado no Bicão

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos têm um motivo especial para ir ao Parque do Bicão neste sábado (1º/6), das 9h às 13h: o Dia do Brincar. Realizado pela Prefeitura de São Carlos, com apoio de inúmeros parceiros, será uma manhã repleta de brincadeiras, atividades e atrações.

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999 e celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito. O dia relembra que o brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.

Em São Carlos, o Dia Municipal do Brincar foi instituído pela Lei 18.098/2017, do vereador Marquinho Amaral. Esse é o terceiro ano de realização e a expectativa é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo Parque do Bicão. O local foi especialmente preparado para receber o público com reforço de pontos de água, banheiros e toda uma infraestrutura para a realização das atividades.

Com o tema “O brincar que abraça a diferença”, a ação busca possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças.

No Brasil, a Aliança pela Infância, movimento internacional por uma infância digna e saudável, é responsável por difundir a ideia do brincar e dos seus inúmeros benefícios. Entre eles, o brincar promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança; é instrumento de expressão da criança, é uma fonte de aprendizado e troca de saberes; é uma forma de expressão cultural e cria vínculos sociais e de comunicação.