SÃO CARLOS | Prefeitura finaliza ampliação e reforma do prédio do Departamento de Vigilância em Saúde

A Vigilância Epidemiológica e o Controle de Zoonoses funcionam no local

 

O prefeito Airton Garcia entregou nesta quinta-feira (29/8), as obras de ampliação e reforma do prédio do Departamento de Vigilância em Saúde, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde que abriga a Vigilância Epidemiológica, que por indicação da vereadora Cidinha do Oncológico agora passa a se chamar “Clêdina Araújo Rios”, e o setor de Controle de Zoonoses e Endemias.

Localizado na rua Conde do Pinhal, no centro, o prédio recebeu telhado com novo sistema de calhas, acessibilidades na arquitetura com a instalação de rampa de acesso e construção de banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. Também foi realizada a troca de pisos e azulejos da sala de vacina e de banheiros internos e cozinha, recuperado todo o piso de madeira, construída sala de necropsia onde é realizada a coleta de sistema nervoso central de cães e gatos para a vigilância da raiva e preparo de material para envio ao Instituto Pasteur e também necrópsia completa em caso de primata se houver óbito. Foi construído um laboratório para análise e identificação de diferentes vetores das arboviroses urbanas e demais endemias e identificação de animais sinantrópicos, também a construção de almoxarifado para guarda dos materiais e insumos e construída uma sala de máquinas para guardar equipamentos portáteis e realizada cobertura para o gerador.

“Aqui se concentra todo o trabalho de combate a dengue, chikungunya, zika, febre amarela, de todas as arboviroses. Aqui também é realizado todo atendimento de doenças de notificação compulsória, por isso o local precisava ser melhor estruturado”, explica o secretário de Saúde, Marcos Palermo, agradecendo o ex-secretário Caco Colenci, agora titular da pasta de Planejamento e Gestão, por ter iniciado esse trabalho quando estava à frente da pasta da Saúde.

De acordo com Reginaldo Peronti, secretário de Obras Públicas, como a casa é antiga, todo o trabalho foi realizado com cuidado sem perder as características originais do imóvel. O investimento, com recursos do próprio município, foi de R$ 334.216,40.

Para Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, a melhoria não foi somente para funcionários, mas também para o público que é atendido no local. “Temos médicos que atendem aqui aqueles casos de reação a vacinas, administram vacinas especiais, atendem pessoas que foram mordidas por cachorros, gatos, que tiveram contato com morcegos, portanto toda a indicação de sorologia é realizada aqui. A câmara fria que armazena todas as vacinas para rede também fica aqui. Portanto essa ampliação foi necessária”, disse a diretora que emocionada agradeceu a vereadora Cidinha do Oncológico pela indicação do nome de Clêdina Araújo Rios, com quem trabalhou no bairro Cidade Aracy, para denominar a VIGEP.

“A melhoria da estrutura dos prédios públicos, como desse que hoje estamos entregando, demonstra o respeito da nossa administração com os servidores e com a população. Essa semana mesmo visitei outras unidades de saúde que foram ampliadas para melhorar a prestação de serviço. Também estamos investindo na finalização de obras que foram abandonadas por gestões passadas, como das Unidades de Saúde da Família da CDHU e do Zavaglia. Não temos muitos recursos para grandes investimentos, mas mesmo assim vamos ajeitando a casa”, garantiu o prefeito Airton Garcia.

Homenagem – Ricardo Vasconcelos, marido, e os filhos Anna Letícia e Davi Alexandre, família da técnica de enfermagem Clêdina Araújo Rios, funcionária da rede que faleceu em 2018 depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória na Unidade Básica de Saúde (UBS), no Cidade Aracy, enquanto trabalhava, receberam uma placa do prefeito Airton Garcia em homenagem ao trabalho realizado pela profissional na área da atenção básica. A filha de Clêdina, Anna Letícia de apenas 7 anos, emocionou todos ao agradecer e pedir que continuem rezando pela sua mãe. “Agora quem cuida da gente é só meu pai, mas a minha mãe sempre estará ao nosso lado, nos protegendo, continuem rezando para ela. Obrigada”.

A vereadora Cidinha do Oncológico falou da trajetória da homenageada na rede de saúde. “Sempre atenciosa, assídua, prestativa e responsável, essa era Clêdina durante sua vida. Dedicada ao trabalho e a sua família, faleceu aos 42 anos de idade, no dia 3 de maio de 2018, depois de 2 meses internada em coma após uma parada cardíaca em seu trabalho. O que falar depois do pedido da Anna Letícia. Vamos continuar orando por ela”.

Também participaram da reinauguração os vereadores Elton Carvalho e Laíde das Graças Simões, os secretários de Obras Públicas, Reginaldo Peronti, de Esportes e Cultura, Edson Ferraz, de Planejamento e Gestão, Caco Colenci, de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa, o diretor presidente da FESC, Fernando Carvalho, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

O Departamento de Vigilância em Saúde está localizada na rua Conde do Pinhal, nº 2.161, no centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

[sp_wpcarousel id=”45550″]