RUGBY | São Carlos se mantém invicto contra equipe do ABC no Paulista B 2019

Na quente tarde de sábado, 31, o São Carlos recebeu, no Campo de Água Vermelha, a equipe do ABC (Santo André) pela oitava e penúltima rodada do Paulista B 2019.

Antes da partida, André Rudge, um dos fundadores da equipe, foi convidado a dar o chute inicial da partida tendo em vista sua mudança para os Estados Unidos a motivo de trabalho.

Com a bola efetivamente em jogo, o São Carlos dominou o jogo desde o princípio. Tanto que, já aos 2 minutos, Igor de Mello encontrou uma brecha na defesa adversária e caiu para o primeiro try da partida, que não teve conversão. São Carlos 5 x 0 ABC.

Além de dominar o jogo com a bola correndo, o São Carlos também se impunha nos line outs e scrums. Tanto foi que, aos 14 minutos, depois de um line cobrado pelo São Carlos sem os carneiros fazerem oposição, o pilar Arthur Sargentini fez um passe milimétrico para o segunda linha Rafael Milani ampliar para os rinocerontes com mais um try. Luis Cameirão fez a conversão. Já aos 26 minutos, após roubar um scrum dentro dos seus 22 metros, os rinocerontes avançaram até os 22 metros adversários e o segunda linha Felipe Santos fez uma bela assistência para Glauco Anelli marcar mais um try para o São Carlos. Cameirão, outra vez, converteu. O placar ficava em São Carlos 19 x 0 ABC.

Pouco mais de dez minutos depois, aos 39 minutos, Alexandre Bertuga, capitão da equipe, marcou seu try e garantiu o ponto bônus de ataque aos auri-rubros. E Cameirão, mais uma vez, Converteu. Era final de primeiro tempo e o placar ficava em São Carlos 26 x 0 ABC.

O segundo tempo começou com o São Carlos com tudo! Já no primeiro minuto, Cameirão deixou, após bela corrida por entre a defesa, fez seu try. Dessa vez, não houve conversão. O ABC, então, partiu pra cima tentando diminuir o prejuízo, mas esbarrou na melhor defesa da competição e não transformou suas ações em pontos. Quem pontuou, novamente, foi o São Carlos: aos 16 minutos, após roubada de bola num line out, os rinocerontes inverteram a bola rapidamente e Pedro Vincenzi acelerou por 30 metros sem ser parado e marcou mais um try para os donos da casa, e, aos 22 minutos, Milani arrancou desde a linha dos 10 metros de ataque, livrou-se de um marcador e caiu para seu segundo try na partida. Como ambos os tries não foram convertidos, o placar ficava em São Carlos 41 x 0 ABC.

Os carneiros, então, se puseram ao ataque e, aos 31 minutos, logo após o amarelo para Raul Nunes, marcaram seu try de honra numa invertida até a ponta. Os rinocerontes, então, responderam com dois tries: o primeiro, aos 34 minutos, aconteceu após grande avanço de Flávio Batistette pela lateral esquerda e passe deste para Anelli, com tranquilidade, apoiar a bola para mais um try; o segundo, aos 37 minutos, também foi marcado por Anelli, que avançou por mais de 60 metros desde o campo de defesa antes de cair no ingoal. Bertuga converteu o primeiro desses dois tries e não houve mais nenhuma alteração do placar: São Carlos 53 x 5 ABC.

A vitória consolidou o São Carlos como mandante durante as semifinais e, no próximo dia 14 de setembro, a equipe embarca pra São Paulo para enfrentar o Engenharia Mackenzie no duelo que definirá o líder da primeira fase do Paulista B.

“Fizemos exatamente o que foi treinado, o que foi positivo: tínhamos que pontuar muito e evitar tomar try e, então, acho que cumprimos o nosso objetivo. Agora, é um jogo de cada vez… Esse jogo acabou e, na terça-feira, temos que treinar muito duro por que ainda tem um jogo pela primeira fase e não vai ser fácil”, declarou Arthur Pinheiro, treinador do São Carlos. Questionado sobre as lesões que vem assolando a equipe, Pinheiro declarou: “Esse tem sido um ano atípico, no qual temos sofrido com mais lesões que em anos anteriores. Mas estamos consigo nos virar bem: o pessoal que está chegando vem dando conta e o pessoal que está inteiro vem superando as dores que acompanham os treinos e jogos – do jeito que deve ser”, finalizou.