SAÚDE | Ventiladores pulmonares são instalados no Centro de Combate à COVID-19

Com as obras de engenharia já finalizadas, equipes fazem a instalação de equipamentos e treinamentos dos profissionais da saúde

O Centro de Combate à COVID-19, projetado pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC), está sendo finalizado. As obras de engenharia foram concluídas na última sexta-feira (19/fev). Nessa semana, os esforços estão voltados para instalação de equipamentos e treinamento de novos profissionais.

Hoje (25/fev), representante da empresa Dräger, fabricante dos ventiladores pulmonares, foi até a unidade para configuração dos aparelhos. Além desses, os monitores multiparâmetros e a central de monitorização também foram ajustados.

Membros do serviço de Tecnologia da Informação (TI) do hospital foram até o local para instalação das antenas para internet sem fio e coletores da farmácia. À tarde, funcionários colocaram a grade de proteção no entorno do reservatório de oxigênio líquido, situado na parte externa do Centro. O compressor de ar medicinal também foi recebido e acomodado e toda a iluminação da fachada foi concluída.

Ainda nesta quinta-feira, outro grupo de profissionais contratados para atuar no Centro passaram por treinamento sobre a rotina institucional, rotina de enfermagem, paramentação e desparamentação e medidas de prevenção do Coronavírus.

De acordo com a arquiteta do HAC, Silvia de Antonio, agora faltam apenas pequenos ajustes. “Todas as equipes estão finalizando o trabalho para liberar o espaço para o atendimento dos pacientes.” No final de semana, será feita a dedetização de todo o prédio e, em seguida, a desinfecção da área hospitalar e em seguida. Na segunda-feira (1º/mar), o HAC disponibilizará os leitos para a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), responsável pelo encaminhamento dos pacientes para a unidade. Não haverá pronto atendimento direto à população.

Projeto

O Centro de Combate à COVID-19 começou a ser montado no dia 1º de fevereiro na Unidade Ana Maria Ferraz, ao lado da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Ao longo do mês, equipes ergueram divisórias e montaram duas alas de leitos, reformaram banheiros e salas que serão usadas como posto de enfermagem, farmácia, consultório, sala de triagem, suporte para exames, cozinha, refeitório, entre outros setores. Foram construídas ainda salas de paramentação e desparamentação de funcionários.

O projeto foi proposto pela Superintendência da Instituição para desafogar a Santa Casa de Jaú e os hospitais da região que estão atendendo pacientes com COVID-19.

Doações

A Fundação Doutor Amaral Carvalho está pedindo o apoio da sociedade para o término da construção, compra de equipamentos e a manutenção do Centro de Combate à COVID-19 durante a pandemia. Quem quiser colaborar, pode depositar qualquer valor na conta corrente da Fundação:

Banco do Brasil (01)
Agência 3369-3
Conta corrente 5801-7
Fundação Doutor Amaral Carvalho
CNPJ: 50.753.755/0001-35