SÃO CARLOS | Começa nesta terça-feira a vacinação de idosos com 67 anos

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento Gestão e Cuidado Ambulatorial, informa que nesta terça-feira (13/04) começa a vacinação de idosos com 67 anos. A Vigilância Epidemiológica recebeu do Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara) 2.130 doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para imunização desse grupo.

Os demais grupos de idosos também continuam sendo imunizados, tanto com a primeira dose como aqueles que já podem receber a segunda e última dose (verificar a data agendada no cartão de vacinação).

É importante realizar o pré-cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br (não precisa levar impresso), o que agiliza o atendimento. No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e, no caso dos idosos que agora receberão a segunda dose, devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

De acordo com o Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, os idosos com 67 anos ou mais devem procurar para receber tanto a primeira como a segunda dose, além dos postos volantes que funcionam das 9h às 14h na modalidade drive thru, montados na FESC I, na Vila Nery e no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado, as seguintes unidades fixas: Santa Felícia com extensão na  E.E. Atílio Prado Margarido) da Vila São José (com extensão na E.E. Andrelino Vieira) da Redenção (com extensão na EMEB Carmine Botta), do Azulville e do Cidade Aracy. O horário de vacinação nas unidades fixas é das 9h às 13h.

“Vamos vacinar nos postos volantes os idosos com 67 anos ou mais e também aqueles idosos que já devem tomar a segunda dose. Eles também podem procurar as unidades fixas do Santa Felícia (com extensão na E.E. Atílio Prado Margarido) da Vila São José (com extensão na E.E. Andrelino Vieira) da Redenção (com extensão na EMEB Carmine Botta), do Azulville e do Cidade Aracy sempre até às 13h”, explica Denise Braga, diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, ressaltando que nos postos volantes não serão atendidas pessoas que não fazem parte do grupo de idosos.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A partir desta terça-feira (13/04) a vacinação dos profissionais da área da educação somente será realizada também nas unidades básicas de saúde do Santa Felícia (com extensão na  E.E Atília Prado Margarido), da Vila São José (com extensão na E.E. Andrelino Vieira), da Redenção (com extensão na EMEB Carmine Botta), do Azulville e do Cidade Aracy. O horário de vacinação nas unidades fixas para os professores será das 13h às 16h.

Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, com número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, receberão um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. É importante verificar se o e-mail não foi deslocado para a caixa de spam.

No passo seguinte, o profissional da educação deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado. Também será necessário anexar os holerites dos meses de fevereiro e março.

Na sequência, o cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu e-mail o comprovante VacinaJá Educação e este documento terá um QRCode para verificação de autenticidade (é obrigatório levar impresso o comprovante).

No momento da vacinação, o profissional da educação deverá apresentar o comprovante Vacinaja Educação, RG e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde. Caso o usuário não apresente o comprovante Vacinaja Educação ou o seu número de CPF não conste no comprovante apresentado, ele não poderá ser imunizado.