IBATÉ | Destilaria de álcool Nova Era dedica 70% da produção para exportação

Com 70% da produção de álcool neutro voltada ao mercado externo, e uma nova linha dedicada ao álcool em gel e líquido, a destilaria Nova Era, em Ibaté (SP), projeta ampliação da produção dos dois produtos para 2021. A prospecção é que este ano se dobre a produção para 10 milhões de metros cúbicos (m³) de álcool neutro por mês, que é o insumo puro voltado ao mercado alimentício, de medicamentos e cosméticos.

De acordo com o diretor-presidente da Nova Era, José Roberto Monte, o Zé Roberto, como é conhecido, os investimentos para a produção do álcool em gel iniciaram em 2020 diante da demanda de consumo de todo o país. “Iremos quadruplicar a nossa produção mensal, já que há uma demanda grande do produto e uma enorme aceitação da nossa marca pela população”. Ele afirma que com o investimento na linha de produção, pretende atingir 120 mil caixas mês de álcool em gel e líquido. Atualmente, a produção é de 20 mil caixas.

O empresário revela que os investimentos continuam com a aquisição de equipamento para a produção de anidro neutro que é a forma mais concentrada de etanol puro, chegando a atingir 99,6% de teor alcoólico e extremamente puro. A palavra ‘anidro’ tem origem grega e significa sem água. O empresário estima uma linha de produção até o final do ano de 1 milhão de m³.

No estado de São Paulo seremos a primeira empresa a produzir este produto que é dedicado à exportação. É um álcool especial puro e que vai focar no mercado externo, para utilização na produção de remédio, insumos hospitalares e de bebidas alcoólicas, pois o nosso processo tira, além da água, as impurezas. Por isso, é um produto para consumo humano”, afirma Zé Roberto.

A Nova Era iniciou as atividades em 2005 com a produção de 300 m³ mensal atingindo cerca de 5 milhões de m³ a partir de 2010. Investimentos no parque tecnológico com novos tanques, caldeira, torre de retificação e laboratório para testar a qualidade do produto, resultaram em uma linha que chega ao mercado norte-americano e japonês, além de países da Europa e África.

O gerente administrativo da Nova Era, Josimar Rios, afirma que os investimentos em automação, laboratório e sistema TOTVS foram feitos para que a empresa possa concorrer no mercado internacional, que exige uma série de certificados e protocolos na produção para testar a qualidade do produto.

“Nós temos parceria com o laboratório SGS, um dos maiores do mundo, que valida as nossas amostras e nos dá a chancela para a exportação. Trabalhamos com a Trade Alcotra que negocia as nossas vendas no exterior”, informa Rios.

MODERNIZAÇÃO

A Nova Era começou como usina de cana-de-açúcar, mas se modernizou. “Desde que arrendamos a usina da família do Marcos Valério, de Ibaté, já trabalhamos na perspectiva de crescimento da empresa. Como já trabalho como distribuidora de álcool em Paulínia, há 25 anos, eu conheço bem o mercado brasileiro. No início trabalhávamos como usina aqui, extraindo o álcool da cana-de- -açúcar, depois passamos a ser destilaria no refinamento do produto”, conta Zé Roberto.

Outro ponto de investimento foi a parte agrícola no cultivo da cana-de-açúcar, atingindo 3 mil hectares espalhados em Ibaté, Ribeirão Bonito, Araraquara e Boa Esperança e São Carlos, que geram por mês 200 mil toneladas do insumo.

EMPREGOS

A empresa gera cerca de 600 empregos para a região, contando o grupo efetivo e os temporários, estes que atuam basicamente na colheita da cana-de-açúcar. “Os funcionários têm a minha alta estima. Mantenho uma relação amigável e muito horizontal. Não tem porta fechada na minha sala”, diz Zé Roberto. O gerente administrativo Josimar completa: “Quem entra aqui, fica, temos um índice baixíssimo de rotatividade dos funcionários. Damos muitas oportunidades ao primeiro emprego. Investimos na formação e qualificação dos funcionários”.

INFORMÁTICA

Eles contam que, em parceria com a Prefeitura de Ibaté, irão investir em um centro de informática para iniciar o treinamento de alunos da rede pública na formação de profissionais voltados ao mercado produtivo de cana-de-açúcar e destilarias. “Vamos dar oportunidade para a garotada já se formar com qualificação para a nossa indústria. Esperamos que com o crescimento, haja novos empregos para a região”, afirma Zé Roberto. De 2020 para cá a Nova Era criou perto de 30 novas vagas de emprego.

DOAÇÕES

A Nova Era tem feito inúmeras doações de álcool em gel a entidades filantrópicas, como Santa Casa de São Carlos e APAE de Ibaté e governamentais como as Prefeituras de Dourado e Ribeirão Bonito. Zé Roberto revela que a Prefeitura de Ibaté já recebeu o álcool em gel e irá receber a doação de cestas básicas para a Secretaria de Assistência Social, direcionadas às famílias que estão em vulnerabilidade alimentar. A empresa também fez recentemente a doação de álcool em gel para o Corpo de Bombeiros de São Carlos.

Empresário começou como supervisor técnico na CBT

O empresário e diretor-presidente José Roberto Monte, o Zé Roberto, hoje voltou a morar em Guarapiranga, distrito de Ribeirão Bonito (SP), local que ele tem grande estima. Mas saiu de lá em 1978 para rodar este país como supervisor técnico na empresa CBT (Companhia Brasileira de Tratores). Na época ele conheceu o mercado agrário e chegou a ser dono de uma concessionária da CBT em Água Boa, Mato Grosso (MT).

Zé Roberto atuou na indústria de laticínios, na produção de queijo, mas nesse segmento, atualmente, atua na criação de gado nelore no estado do Mato Grosso (MT).

Em 1995 iniciou a sua atividade na distribuidora de etanol em Paulínia (SP), onde encontrou um mercado de trabalho próspero e que chegou no empreendedorismo da Nova Era. “Graças ao bom Deus, as coisas vêm dando certo com muito trabalho e dedicação”.

Zé Roberto é casado e tem um filho que nasceu em Ibaté. Ele revela ter muito orgulho de empreender na região que é próspera. “Tenho muitos amigos de infância na região e gosto de viver aqui”, conclui.

Fonte: Hever Costa Lima/Jornal PP