OPORTUNIDADE | SMTER inicia aulas do Programa Meu Emprego em São Carlos

Foi ministrada na última terça-feira (08/06) a primeira aula do Programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico.

Participaram da aula inaugural, de forma remota, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, a coordenadora estadual do Programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Alice Lara, o diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude, Toninho Ribeiro, o diretor de Departamento de Apoio à Economia Solidária, Paulo Faria e Itamar Portioli, Meire de Souza, Luiz Fernando e Claudio Santos, facilitadores do Programa em São Carlos.

Os alunos inscritos receberam um kit com apostilas e materiais escolares para acompanhar as aulas. Serão 12 encontros em EAD, divididos em dois dias na semana, com duração de duas horas cada. O objetivo do curso é orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

Durante as atividades, os participantes formam um grupo para troca de experiências e procura de emprego. São fornecidas orientações a respeito da elaboração de currículos, dicas de comportamento e de como conquistar um lugar no mercado de trabalho com mais facilidade. Temas como comunicação, planejamento financeiro e empreendedorismo fazem parte da grade de ensinamentos do projeto.

Para o diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude, Toninho Ribeiro, o programa vai resgatar a autoestima de quem está desempregado e vai ajudar no desenvolvimento de habilidades. “A partir de hoje vocês formam um uma equipe, com a troca de experiências, todos ganham”.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, parabenizou a iniciativa dos participantes em procurar por qualificação profissional. “É uma forma de inclusão de pessoas para aprender e se preparar para buscar as oportunidades do mercado. Diariamente a Casa do Trabalhador tem vagas disponíveis e com a qualificação fica mais fácil entrar ou ser recolocado no mercado de trabalho”.

A coordenadora estadual do Programa, Alice Lara, agradeceu ao secretário, diretores e toda a equipe pelo apoio que a cidade oferece para o desenvolvimento do programa. “São Carlos é o primeiro município a ofertar este curso adaptado ao EAD e que está sendo referência para outros lugares”, finalizou a coordenadora.