SÃO CARLOS | Educadora que criou a Bruxolinda visita presidente da Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), recebeu a visita nesta sexta-feira (23) da educadora Giovana Gaeta Nogueira, professora da Rede Municipal de Educação e intérprete da personagem Bruxolinda.

As restrições da pandemia da Covid-19 levaram a professora Giovana a criar a personagem para incentivar os alunos a ler e estudar durante o período de isolamento social. A Bruxolinda, diferente dos contos infantis, é boazinha e contadora de histórias.

O sucesso da personagem inspirou a professora a criar um canal no Youtube e a escrever o livro “Um Conto de Bruxa”, ilustrado pela mãe, Angela Maria Gaeta de Chico. “O livro conta a história da Bruxolinda”, explica Giovana.

“Eu conto muitas histórias nas minhas aulas e os alunos sentiam falta”, explica. “Com a personagem Bruxolinda comecei a suprir essa necessidade e, felizmente, encantou as crianças”, destaca.

“Fiquei muito feliz de receber a visita da Giovana e conhecer mais um pouco a história dela com a Bruxolinda”, disse o vereador Roselei. Para ele, cujo mandato é ligado à Educação, é fundamental valorizar iniciativas como essa que visam prender a atenção dos alunos. “Minha esposa é professora e meus filhos estudam nas escolas públicas do município. Sei o quanto está sendo difícil educar neste momento de pandemia”, frisou.

A Bruxolinda começou a ganhar fama ao participar de uma campanha contra a violência sexual infantil e a se reunir com o boneco Tinoco para conscientizar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Pelo Instagram @bruxa_bruxolinda é possível acompanhar o dia a dia da personagem e adquirir o livro “Um Conto de Bruxa”. Cada volume vendido ajuda a pagar um volume que é doado para alunos que não têm condições de comprar.