Plano estadual de contingência “Operação Chuvas de Verão” ocorreu na sede do Palácio dos Bandeirantes
Na última quarta-feira (1), representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, além do Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, estiveram no lançamento do plano estadual de contingência “Operação Chuvas de Verão”, que ocorreu na sede do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Após o lançamento do programa, os representantes municipais foram recepcionados pelo tenente coronel PM Fauzim Salim Katibe, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, e pelo coordenador regional do REPDEC I12, Amarildo Calegari, do mesmo órgão. Na oportunidade, foram ainda visitados pela delegação municipal a Casa Civil Estadual e a Secretaria de Desenvolvimento Regional, para articulação de recursos para a Defesa Civil Municipal através de emendas parlamentares.
O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, enfatizou a relevância da solenidade. “É muito importante a participação do município no evento, onde cada vez mais se faz necessária a conjugação de esforços em prol das ações de defesa civil”, pontuou.
Os agentes de defesa civil do município ainda estiveram no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil Estadual – CEPDEC, onde receberam as informações atualizadas relacionadas ao monitoramento de desastres observados pelo órgão.
O responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Luiz Dell’acqua, ressaltou que a proximidade e a interação com o departamento estadual sempre foi extremamente importante, visto que as previsões e alertas de condições climáticas extremas são recebidas pelo órgão estadual, além do suporte técnico e humanitário que é oferecido em casos de desastres nos municípios. “A CEPDEC é um exemplo de organização e profissionalismo e trabalhamos sempre para manter um estreito relacionamento com órgão, buscando sempre informações e orientações para que possamos empregar em nosso município”, destacou.
O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Amarildo Calegari, parabenizou os representantes municipais pela participação no evento e valorizou a importância desse relacionamento próximo entre os órgãos. “O município de Araraquara, através da Defesa Civil Municipal, vem estreitando cada vez mais esses laços institucionais conosco, sendo positivo para que possamos ter sempre uma Defesa Civil Municipal proativa e atuante no município e na região”, completou.