IBATÉ | Vacinação infantil passa a ser realizada somente nos PSFs Icaraí e Cruzado

A partir desta quinta-feira, 27, a vacinação infantil contra a Covid-19, das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, passa a ser realizada nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) Jardim Icaraí e Jardim Cruzado, segundo informou a Secretaria Municipal da Saúde.

Os dois pontos de vacinação também já realizam a imunização das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas, desde a semana passada.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, lembra que os pais [e/ou responsáveis] que não levaram seus filhos nas escolas municipais Vera Trinta (Icaraí) e Brasilina Teixeira Ianoni (Jardim Cruzado), devem procurar o PSF Jardim Cruzado (localizado na esquina das ruas Benedito Barreto e Borborema) ou PSF Jardim Icaraí (localizado na esquina das ruas Orestes Del Ponte e Augusto Boni), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

“Juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, desde o início da semana, realizamos a vacinação gradual das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, no intuito de não gerar tumultos e aglomerações. A partir desta quinta, a vacinação passa a ser somente nos dois PSFs”, afirmou a secretária.

Até a tarde desta quarta-feira, 26, a Secretaria Municipal da Saúde havia vacinado 784 crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades.

Para se vacinar, as crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades devem estar acompanhadas dos pais, porém, caso não seja possível, o responsável precisará apresentar o Termo de Assentimento – que pode ser retirado no próprio posto de vacinação – preenchido e assinado pelos pais, além de comprovante de residência, carteirinha de vacinação, CPF e documento com foto.

Para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades [lista definida pelo Ministério da Saúde], além das exigências acima, elas devem apresentar comprovantes da comorbidade, como exames ou qualquer prescrição médica, no momento da vacinação.

O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

[su_image_carousel source=”media: 81565,81564,81563,81562″ slides_style=”photo” controls_style=”light” crop=”none” spacing=”no” align=”center” dots=”no” random=”yes”]