SAÚDE | Araraquara anuncia abertura de novos leitos para atendimento Covid

Solicitação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde para dar conta do aumento expressivo da demanda por internações na região

 

A Prefeitura de Araraquara está organizando a reabertura de 15 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes com Covid-19 da cidade e região. A ideia é que os novos leitos estejam prontos para utilização até o próximo dia 1º na estrutura do Hospital da Solidariedade (Hospital de Campanha) de Araraquara.

A secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, explica que a solicitação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde. “O objetivo é dar conta do aumento da demanda por internações na região nos últimos dias”. Ela reforça que esse aumento é reflexo da chegada da nova variante Ômicron, que é mais transmissível e tem aumentado significativamente o número de contaminações não só na cidade e região, mas em todo estado de São Paulo, Brasil e no mundo. “Também é resultado de um certo relaxamento das medidas de segurança, em especial, o uso de máscaras no último período”, destaca.

Eliana salienta que desde o início da pandemia, ainda em março de 2020, Araraquara mantém o acompanhamento e análise diária da situação epidemiológica por meio do Comitê de Contingência do Coronavírus e do Comitê Científico, formado por profissionais da área médica e universidades da região. “Todos os indicadores e medidas perpassam por essa análise diária, baseada na ciência”.

De acordo com a secretária, apenas uma ala do Hospital da Solidariedade deverá ser reativada, não prejudicando os atendimentos que ocorrem no local com a estrutura do Centro de Referência em Testagem Covid-19. “Vale destacar que uma das principais formas de enfrentamento à Covid, para redução de números de casos, é o isolamento do paciente contaminado. E isso só é possível com a identificação do mesmo por meio da testagem. Por isso, Araraquara tem testagem em massa para atendimento a 100% da demanda de sintomáticos e assintomáticos”, concluiu.