SÃO CARLOS | Prefeitura distribui cobertores e sacos de dormir para assentados

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou na última segunda-feira (16/05) a distribuição de 80 sacos de dormir e 40 cobertores para os moradores dos assentamentos “Em Busca de Uma Moradia” e “Em Busca de Um Sonho”.

A ação foi realizada devido a previsão do tempo que aponta dias bem frios durante esta semana. “Realizamos essa doação para proteger os moradores mais vulneráveis. O FSS repassou os sacos de dormir e nós, da Cidadania, disponibilizamos os cobertores”, explica Vanessa Soriano, secretária de Cidadania e Assistência Social.

A secretária disse, ainda, que além do saco de dormir e dos cobertores, todos os moradores desses assentamentos foram orientados a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cidade Aracy para fazer o cadastro. “Precisamos saber as demandas dessas famílias, sendo que elas também devem atualizar o Cadastro Único para que possam ter a possibilidade de ser incluídas nos programas “Auxílio Brasil” e “Auxílio Gás”.

“Inicialmente enviamos os sacos de dormir, porém estamos fazendo a Campanha do Agasalho e assim que tivermos as roupas de inverno separadas e prontas para a entrega, voltamos aqui para oferecer aos moradores”, garantiu Lucinha Garcia, presidente do FSS e secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

O diretor da Proteção Social Básica de São Carlos, Daniel Mourão, e a supervisora do CRAS Cidade Aracy, Adriana Azevedo, participaram da distribuição do kit inverno e orientaram os moradores sobre os programas disponibilizados pela Prefeitura, Estado e Governo Federal.

RONDAS

O Centro POP (Centro de Referência para População em Situação de Rua da Secretaria de Cidadania e Assistência Social), em parceria com a entidade Divina Misericórdia, conveniada com a Prefeitura, permanece realizando a “Operação Frente Fria” para atender e acolher as pessoas em situação de rua nesses dias com temperaturas mais baixas.

Durante as rondas as pessoas são abordadas, informadas sobre as vagas na Casa de Acolhimento, local onde podem fazer a higiene pessoal, dormir e se alimentar, porém para aquelas que não aceitam ir para o acolhimento, recebem cobertores. As rondas são realizadas diariamente a partir das 17h. A Igreja São João Batista essa semana também está recebendo moradores em situação de rua no período noturno. Desde o início desse ano a Secretaria de Cidadania e Assistência Social já distribuiu mais de 630 cobertores para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro POP e Casa de Passagem.

O Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone é o 3307- 4795. Já a Casa de Passagem (Albergue) fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. O telefone é o 3361-1267. A Igreja São João Batista fica na rua Antônio Carlos Ferraz Sales, 1.315, no Santa Felícia.