
O público poderá conhecer a pequena felina, filha de Tabatinga e Codajás (Koda), durante a visitação, das 8h às 16h30.
O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, em São Carlos, abre neste domingo (11) uma campanha especial em homenagem ao Dia das Mães: a escolha do nome de sua mais nova moradora, uma filhote de onça-pintada nascida em março.
O público poderá conhecer a pequena felina, filha de Tabatinga e Codajás (Koda), durante a visitação, das 8h às 16h30. Além disso, os visitantes poderão votar em uma das seis opções de nome sugeridas: Condessa, Sanca, Atenas, Guaianás, Tabajás ou Codatinga. As cédulas deverão ser depositadas em uma urna instalada em frente ao recinto da onça. Também será possível votar pela internet, por meio do site da Prefeitura: https://cidadao.saocarlos.sp.gov.br.
A escolha dos nomes presta homenagem à cultura e à história local. “Escolhemos essa data por ser o Dia das Mães, um momento de união familiar, e queremos convidar todos a darem um nome para essa linda oncinha”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Paraná Filho. A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas visitem o parque neste domingo.
A chegada da filhote renova os esforços do parque na conservação da espécie, cuja população está ameaçada. Seu irmão, Theodoro, foi transferido em novembro do ano passado para a Associação Mata Ciliar, onde participa de programas de reprodução em cativeiro e reintrodução na natureza.
Filhote de alpaca também é atração no Dia das Mães
Além da oncinha, outra recém-nascida promete atrair os olhares do público. No último dia 4, nasceu uma alpaca fêmea, de pelagem chocolate. Filha de Rauana e Caramelo, e irmã de Natalina — nascida em dezembro —, a nova cria poderá ser visitada a partir deste domingo no mesmo recinto da família.
Originárias da Cordilheira dos Andes, as alpacas são criadas principalmente no Peru, Chile e Bolívia por sua lã. Apesar do comportamento defensivo que inclui o hábito de cuspir, são conhecidas por seu temperamento dócil.