Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • IBATÉ
  • Fumagale rebate críticas, nega excesso de multas e atribui queda de acidentes à fiscalização de trânsito em Ibaté
  • IBATÉ

Fumagale rebate críticas, nega excesso de multas e atribui queda de acidentes à fiscalização de trânsito em Ibaté

Secretário afirma que média de autuações é baixa para a frota da cidade, diz que prefeito não interfere na atuação das forças policiais e sustenta que fiscalização foi decisiva para reduzir acidentes, pancadões e crimes violentos
Redação 5 de fevereiro de 2026
fumagale2

Fotos: Paulo Mello

PAULO MELLO
Da redação

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Ibaté, Luis Fumagale, reagiu de forma contundente às críticas recorrentes sobre suposto excesso de multas e apreensões de veículos no município. Em entrevista durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (05), Fumagale classificou parte das reclamações como “falácias” e afirmou que a fiscalização de trânsito segue parâmetros técnicos, legais e proporcionais ao tamanho da cidade, além de apresentar resultados concretos na redução de acidentes e na prevenção de crimes mais graves.

Segundo o secretário, o debate sobre multas e apreensões tem sido, em muitos casos, “politizado”. Ele lembrou que o Departamento Municipal de Trânsito não foi criado na atual gestão e defendeu a existência de uma estrutura específica para o setor. “Uma cidade com mais de 30 mil habitantes precisa de Departamento de Trânsito. Sem isso, vira balbúrdia”, afirmou.

Média de autuações e dados oficiais

Fumagale apresentou números para rebater a percepção de rigor excessivo. De acordo com ele, a Guarda Municipal realiza, em média, cerca de cinco autuações por dia. “Nós temos uma frota estimada em 23 mil veículos. Eu não acho que isso seja exagero”, disse. O secretário ressaltou ainda que parte da fiscalização cabe à Polícia Militar, que atua de forma independente, dentro de suas atribuições legais.

O secretário destacou dados do Infosiga, sistema ligado ao Detran-SP, para sustentar a eficácia das ações. Segundo ele, Ibaté registrou redução de 41% nos acidentes de trânsito de um ano para o outro e de 47% quando comparado ao período de três anos. “Tivemos cerca de 75 acidentes em 2024 e caímos para 45 em 2025. Em 2023 foram 76 e, em 2022, 85”, enumerou.

Para Fumagale, reduzir acidentes significa preservar vidas, evitar prejuízos aos cidadãos e diminuir gastos públicos. “Quem defende a não fiscalização não defende só a balbúrdia. Defende, ainda que indiretamente, que pessoas se machuquem ou percam a vida no trânsito”, afirmou.

Fiscalização como política de segurança

Ao ampliar o argumento, o secretário relacionou a fiscalização de trânsito à Segurança Pública de forma mais ampla. Ele citou estatísticas nacionais para reforçar o ponto. “No Brasil, morrem cerca de 37 mil pessoas por ano no trânsito. É como se uma cidade do tamanho de Ibaté desaparecesse todo ano. Não tem que ter fiscalização?”, questionou.

Fumagale também rechaçou a ideia de que o prefeito Ronaldo Venturi (PSD) determine quem deve ou não ser multado. “Quem fala isso ou desconhece ou mente dolosamente. Polícia Civil e Polícia Militar são órgãos estaduais. O prefeito não tem autoridade para mandar fiscalizar ou deixar de fiscalizar. Se fizesse isso, cometeria ilegalidade”, afirmou.

No caso da Guarda Civil Municipal, subordinada à administração municipal, o secretário explicou que a legislação de trânsito é federal e não permite interferência política na atuação do agente. “O prefeito não pode chegar a um guarda e mandar não autuar. Se fizer isso, responde por isso”, disse.

Combate a crimes e desordem urbana

O secretário citou exemplos práticos em que a fiscalização de trânsito foi decisiva para conter situações de risco. Um deles foi uma rave que ganhou repercussão regional, com relatos de uso de drogas, pessoas armadas e homicídios no entorno. “Como é que a gente combateu aquilo? Fiscalização de trânsito. Era um ambiente fértil para homicídios”, afirmou.

Outro caso mencionado foi o da Rua Benedito Barreto, no Jardim Cruzado, onde, segundo Fumagale, havia pancadões frequentes até 2024. “Teve pastor que disse publicamente que a igreja não funcionava de porta aberta havia anos por causa do som alto todo fim de semana. Isso foi coibido com fiscalização da Polícia Militar e da Guarda Municipal”, relatou.

Para o secretário, defender o fim da fiscalização é defender o retorno da desordem. “Querer que não fiscalize trânsito é querer que se estabeleça a balbúrdia”, disse.

“Cumpra a lei”

Fumagale encerrou sua fala com um exemplo pessoal. Relatou que, em reunião com integrantes da administração, perguntou quem já havia sido multado no trânsito. “Todos levantaram a mão, inclusive eu. Perguntei se alguém tinha sido injustiçado. Todos responderam que não. Então, é simples: cumpra a lei”, concluiu.

Ao reafirmar a legalidade e a necessidade da fiscalização, o secretário sustentou que a política adotada em Ibaté não é punitiva, mas preventiva, e que os números de acidentes e de criminalidade indicam que o caminho adotado tem produzido resultados.

 

 

 

 


Post navigation

Previous: Ibaté registra queda histórica da criminalidade em 2025, aponta balanço das forças de segurança
Next: Guarda Municipal apreende drogas durante patrulhamento no Jardim Cruzado, em Ibaté

LEIA TAMBÉM

fumagale
  • IBATÉ

Ibaté registra queda histórica da criminalidade em 2025, aponta balanço das forças de segurança

Redação 5 de fevereiro de 2026
geracao01
  • IBATÉ

Grei de Ibaté recebe Esquenta de Carnaval com Banda Geração neste sábado

Redação 4 de fevereiro de 2026
RONALDO05
  • IBATÉ

Ronaldo Venturi assina Autorizo Governamental de R$ 500 mil para projeto urbano sustentável em Ibaté

Redação 4 de fevereiro de 2026
banner_350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
banner_350x350
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Paulo Veiga detalha choque de gestão, desafios financeiros e prioridades de Ribeirão Bonito
  • Motorista registra boletim após ter frete cancelado por suposta acusação falsa em Ibaté
  • Guarda Municipal apreende drogas e celulares com restrição durante ação do Canil no São Carlos V
  • Reunião no Ministério Público debate ajustes na lei do motofrete em São Carlos
  • Guarda Municipal apreende drogas escondidas em micro-ônibus no Jardim Cruzado, em Ibaté

Você pode ter perdido

paulo-veiga
  • REGIÃO

Paulo Veiga detalha choque de gestão, desafios financeiros e prioridades de Ribeirão Bonito

Redação 5 de fevereiro de 2026
delegacia
  • POLÍCIA

Motorista registra boletim após ter frete cancelado por suposta acusação falsa em Ibaté

Redação 5 de fevereiro de 2026
drogas0003
  • POLÍCIA

Guarda Municipal apreende drogas e celulares com restrição durante ação do Canil no São Carlos V

Redação 5 de fevereiro de 2026
mp2
  • SÃO CARLOS

Reunião no Ministério Público debate ajustes na lei do motofrete em São Carlos

Redação 5 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Paulo Veiga detalha choque de gestão, desafios financeiros e prioridades de Ribeirão Bonito 5 de fevereiro de 2026
  • Motorista registra boletim após ter frete cancelado por suposta acusação falsa em Ibaté 5 de fevereiro de 2026
  • Guarda Municipal apreende drogas e celulares com restrição durante ação do Canil no São Carlos V 5 de fevereiro de 2026
  • Reunião no Ministério Público debate ajustes na lei do motofrete em São Carlos 5 de fevereiro de 2026
  • Guarda Municipal apreende drogas escondidas em micro-ônibus no Jardim Cruzado, em Ibaté 5 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}