Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • ARTIGO

JUSTIÇA | Liminar reduz valor em contrato de locação

Redação 25 de abril de 2020
aluguel

Augusto Fauvel*

Primeiramente cumpre destacar que em função do Decreto Governamental que proíbe a abertura de empresas que não sejam consideradas essenciais, sem faturamento e em decorrência de situação imprevisível e de força maior, muitos estão buscando a revisão contratual, com redução ou suspensão parcial de valores durante a pandemia.

Para justificar a possibilidade não é necessária retórica ou expressões rebuscadas para afirmar que o momento expressa fortuidade, interferindo severamente nas relações contratuais continuadas, de sorte a desequilibrá-las invencivelmente e, destarte, de forma a impossibilitar o cumprimento da obrigação nos moldes avençados em tempos de normalidade.

Temos atualmente, estreme de dúvida, de um fato extraordinário cujo efeito catastrófico não era possível prever, evitar ou impedir

Assim, com estes fundamentos foi deferida medida liminar, determinando a redução de valores em contrato de locação, pelo tempo que a quarentena decretada pelo Poder Público estiver em vigor.

Desta forma, não só contratos de locação, mas todo e qualquer tipo de contrato, bancários, empréstimo, compra e venda e demais financiamentos poderão ser revistos em juízo, com a suspensão parcial ou redução parcial dos valores contratados em razão do caso fortuito e teoria da imprevisão previstos no Código Civil.

(*) O autor é advogado, sócio do Escritório Fauvel e Moraes Sociedade de Advogados, Especialista em Direito Tributário pela Unisul, Pós Graduado em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, MBA em Gestão de Tributos pela Unicep, Fundador e Ex Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SP ( 2011/2018) , Diretor da Andmap Associação Nacional de Direito Marítimo, Aduaneiro e Portuário, atual Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB em São Carlos.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: POLÍCIA | Mulher armada força homem a entrar no motel e tirar a roupa para ser fotografado
Next: SAÚDE | Ibaté teve mais 05 casos NEGATIVOS por coronavírus na data de ontem

LEIA TAMBÉM

radio2
  • ARTIGO

A saída de Magdalena pode marcar o fim de uma era no rádio regional

Redação 10 de abril de 2026
ARTIGO
  • ARTIGO

Gestor Público: Estratégia, Ética e Legalidade em Equilíbrio

Redação 21 de dezembro de 2025
professor
  • ARTIGO

Dia do Professor: mais que uma data, um chamado à valorização real

Redação 15 de outubro de 2025
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
sc_scmb_banner_350x350px
an-dengue-IBATE-350x550
sc_scmb_banner_350x550px
drogaria2
Jornal-Ruscito-(28)-4
Jornal-Ruscito-(28)-3
Jornal-Ruscito-(28)-2
Jornal-Ruscito-(28)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Polícia Militar detém suspeito de tráfico de drogas durante patrulhamento em bairro de São Carlos
  • Guarda Municipal de São Carlos divulga números provisórios para atendimentos de emergência
  • Justiça da Itália nega extradição de Carla Zambelli e ela pode ser solta
  • Defesa Civil alerta para risco de chuva forte e ventos intensos em São Paulo neste fim de semana
  • Maio Amarelo leva simulação de acidente e realidade virtual ao Mercado Municipal

Você pode ter perdido

drogas2205-3
  • POLÍCIA

Polícia Militar detém suspeito de tráfico de drogas durante patrulhamento em bairro de São Carlos

Redação 22 de maio de 2026
GONEGUARDA
  • SÃO CARLOS

Guarda Municipal de São Carlos divulga números provisórios para atendimentos de emergência

Redação 22 de maio de 2026
ZAMBELLI
  • GERAL

Justiça da Itália nega extradição de Carla Zambelli e ela pode ser solta

Redação 22 de maio de 2026
MAPAS
  • REGIÃO

Defesa Civil alerta para risco de chuva forte e ventos intensos em São Paulo neste fim de semana

Redação 22 de maio de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}