Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • REGIÃO

Nota de repúdio da Diocese de São Carlos critica falas de jornalista e cobra respeito às religiões

Documento assinado por Dom Luiz Carlos Dias afirma que declarações feitas na EP FM foram agressivas, ofensivas à fé cristã e incompatíveis com a responsabilidade exigida no exercício da comunicação pública
Redação 7 de abril de 2026
bispo02

Foto: Ronaldo Piloto/São Carlos FM

A Diocese de São Carlos divulgou nesta terça-feira, 7 de abril de 2026, uma nota de repúdio contra declarações atribuídas ao jornalista José Carlos Magdalena durante o Jornal da EP FM. No texto, assinado por Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano, a manifestação reúne também presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis da Igreja Católica, que expressam “profundo pesar e veemente repúdio” às falas proferidas no programa.

Segundo a nota, ao tratar de temas que não tinham relação com religião, o jornalista teria se exaltado e feito manifestações consideradas “altamente agressivas” contra todas as religiões e também contra a Bíblia. Para a Diocese, as declarações soaram ofensivas especialmente aos cristãos, atingindo a fé e os valores dos integrantes da Diocese de São Carlos, além de desconsiderarem o papel que as religiões exercem na orientação moral, espiritual e social das pessoas.

No documento, a Diocese sustenta que as considerações feitas no programa desprezam o legado histórico do cristianismo, o anúncio da esperança e do amor ao próximo e a relevância da Bíblia como fundamento espiritual de comunidades e como um dos pilares da cultura ocidental. A nota afirma ainda que tratar com escárnio as religiões e um livro sagrado representa “ato de absoluto desrespeito”, ferindo não apenas os fiéis, mas também princípios assegurados pela Constituição Federal, como a liberdade de crença prevista no artigo 5º, inciso VI.

A manifestação também faz um apelo à reflexão sobre os limites éticos da liberdade de expressão no espaço público. Para a Diocese, comunicar deve ser um exercício voltado ao diálogo, à paz, ao bem comum e à convivência respeitosa entre diferentes convicções. O texto cita o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, da CNBB, e recorda uma exortação do papa Francisco em defesa de uma comunicação capaz de dissipar divisões e ajudar na construção de uma sociedade melhor.

Ao final, a Diocese conclama o jornalista, sua equipe e todos os meios de comunicação a adotarem uma postura de maior responsabilidade no tratamento de temas sensíveis, especialmente os que envolvem fé e instituições religiosas. O documento também manifesta solidariedade a todas as religiões que, segundo a nota, foram atacadas no episódio, e reafirma o compromisso da Igreja com a missão de anunciar o Evangelho “guiados pelo amor e pelo respeito”, na convicção de que a verdade e a fraternidade devem prevalecer sobre a intolerância.

Repudio_EP Fm [LEIA NA ÍNTEGRA]

 

 

 


Post navigation

Previous: UFSCar e Prefeitura de São Carlos anunciam avanços históricos na saúde e educação
Next: São Carlos realiza caminhada pela conscientização do autismo no sábado

LEIA TAMBÉM

paliativos
  • REGIÃO

HAC promove ações de conscientização e acolhimento durante Semana de Cuidados Paliativos

Redação 17 de outubro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)
  • REGIÃO

Região em Destake ultrapassa 21,8 milhões de visualizações no Facebook e Instagram em 2026

Redação 15 de outubro de 2026
domingo
  • REGIÃO

Domingo Aéreo 2026 terá Esquadrilha da Fumaça e entrada gratuita em Pirassununga

Redação 13 de outubro de 2026
WEB-BANNER-REGIÃO-EM-DESTAKE-SÃO-CARLOS-MAIS-BONITA-350X350P
mix-lateral
Banner-REGIÃO-EM-DESTAKE-vertical-lateral-350x550px
rodeio-lateral
WEB-BANNER-REGIÃO-EM-DESTAKE-SÃO-CARLOS-MAIS-BONITA-350X550P
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33 (2)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33 (1)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32 (2)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32 (1)
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(16)-4
Jornal-Ruscito-(16)-3
Jornal-Ruscito-(16)-2
Jornal-Ruscito-(16)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Netto Donato cria Gabinete de Crise Climática em São Carlos para prevenir desastres e agilizar emergências
  • Polícia Civil registra colisão entre carro e bicicleta motorizada em Ibaté
  • Prefeitura investe em equipamentos menos letais para a Guarda Municipal de Ibaté
  • Natal ganha espaço no Shopping São Carlos com loja de decoração ampliada
  • Curso resgata imagens históricas da TVE São Carlos e avança na preservação da memória audiovisual da cidade

Você pode ter perdido

NETTO
  • SÃO CARLOS

Netto Donato cria Gabinete de Crise Climática em São Carlos para prevenir desastres e agilizar emergências

Redação 21 de outubro de 2026
delegacia
  • POLÍCIA

Polícia Civil registra colisão entre carro e bicicleta motorizada em Ibaté

Redação 21 de outubro de 2026
Guarda Municipal de Ibaté recebe novos equipamentos menos letais adquiridos pela Prefeitura
  • IBATÉ

Prefeitura investe em equipamentos menos letais para a Guarda Municipal de Ibaté

Redação 21 de outubro de 2026
Shopping São Carlos recebe loja natalina ampliada com mais de 5 mil itens, preços a partir de R$ 7 e opções para diferentes estilos de decoração.
  • SÃO CARLOS

Natal ganha espaço no Shopping São Carlos com loja de decoração ampliada

Redação 21 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Netto Donato cria Gabinete de Crise Climática em São Carlos para prevenir desastres e agilizar emergências 21 de outubro de 2026
  • Polícia Civil registra colisão entre carro e bicicleta motorizada em Ibaté 21 de outubro de 2026
  • Prefeitura investe em equipamentos menos letais para a Guarda Municipal de Ibaté 21 de outubro de 2026
  • Natal ganha espaço no Shopping São Carlos com loja de decoração ampliada 21 de outubro de 2026
  • Curso resgata imagens históricas da TVE São Carlos e avança na preservação da memória audiovisual da cidade 21 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}