Plinio Gabriel João vai representar o CPS no encontro acadêmico, que ocorre entre os dias 17 e 19 l Foto: Giovanna da Silva
Entre os dias 17 e 19 de setembro, Belém será palco do 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, promovido pela ESOCITE.BR, terá como tema “Que futuro estamos construindo? Ciência, tecnologia e a urgência da ação climática” e contará com mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações de pesquisadores de todo o país.
O superintendente da Etec de Ibaté, Plínio Gabriel João, representa o Centro Paula Souza no simpósio e falou à reportagem sobre suas expectativas, participação e os projetos que apresentará.
Como surgiu a chance de sua participação no Simpósio?
Plínio Gabriel: Minha participação no evento decorre de uma profunda ligação acadêmica com o campo de estudo da Ciência e Tecnologia (C&T) e suas interações com a sociedade. Recebi o convite diretamente dos organizadores, formalizado posteriormente via chamamento público.
Qual a sua expectativa com o evento?
Plínio: Espero que o simpósio se consolide como um ambiente de intercâmbio de conhecimentos, permitindo apresentar as inovações desenvolvidas na Etec e, ao mesmo tempo, absorver dados, informações e novas perspectivas na área de C&T e Sociedade.
O que vê como vantagem a proximidade do simpósio com a COP 30?
Plínio: Acredito que nossas discussões poderão ir além do campo acadêmico, contribuindo para a construção de políticas públicas mais robustas e alinhadas à realidade local, reforçando o debate na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Já participou de eventos semelhantes pela grandeza?
Plínio: Sim, participei de simpósios e eventos de grande porte, mas esse possui significado especial por sua magnitude e pela oportunidade de estimular a produção intelectual e propor novos paradigmas para a educação.
O senhor estará todos os dias no simpósio?
Plínio: Sim, estarei presente diariamente, atuando como professor, palestrante, pesquisador e ouvinte, para maximizar o intercâmbio de conhecimentos e oportunidades.
Está definida quando será sua participação?
Plínio: Sim. De 17 a 19, participarei em dois momentos principais:
- Oficina MOSTREI LAB – Modelagem de Soluções Sustentáveis em Rede Design Thinking, ODS e CTS para Replicabilidade na Educação e Ecossistemas de Inovação, das 8h às 9h30;
- Comunicação oral no grupo temático Interfaces entre Ciência, Tecnologia e Educação, das 14h às 16h, com a apresentação Governança Educacional Crítica: Diálogos entre CTS, Sociedade de Risco e Agenda 2030 para a Educação Sustentável.
Será na oficina que o senhor vai abordar a implantação da MOSTREI na Etec?
Plínio: Sim. Vou mostrar que a MOSTREI não é apenas um evento, mas um reflexo da abordagem estratégica de ensino, estimulando o pensamento crítico, o desenvolvimento econômico sustentável e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com os princípios de Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Como pretende apresentar o trabalho que desenvolve na Etec, aliado às atividades do CPS?
Plínio: Todo o meu trabalho é fruto da pesquisa aplicada na escola técnica, alinhado à missão do CPS. A instituição oferece liberdade para inovação, estímulo a projetos e forte relação com o mercado e políticas públicas, permitindo que a prática pedagógica e a pesquisa estejam em sinergia com o ecossistema de inovação.
O senhor está otimista com a realização da COP 30 no Brasil?
Plínio: Sim. A realização em Belém traz simbolismo único, colocando Amazônia, povos indígenas e biodiversidade no centro do debate global. No entanto, é fundamental ter uma visão crítica para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) avancem efetivamente.
Quando participa de eventos externos, costuma repassar o que ouviu à comunidade acadêmica?
Plínio: Sempre. Primeiro com a equipe de gestão da Etec, depois com o corpo docente, garantindo que o conhecimento adquirido se transforme em ações concretas na instituição.
Como está sua expectativa com o evento em Belém?
Plínio: Minha expectativa é imensa. Será uma oportunidade de interagir com pesquisadores e referências de prestígio, fortalecendo a educação profissional e tecnológica no Estado de São Paulo e contribuindo para soluções inovadoras na área de ciência e tecnologia.
Mais informações sobre o 11º Simpósio de Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser acessadas nos links: Página Oficial, Página da Oficina e Programação Geral.

















