A Prefeitura de São Carlos recebeu oficialmente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) os primeiros relatórios técnicos de inspeção de obras de arte especiais do município. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (19), no Paço Municipal, e integra o convênio firmado em dezembro para o cadastramento e avaliação de pontes, viadutos e passarelas, sem custos ao município.
Durante a reunião, o chefe da unidade de inspetoria do CREA em São Carlos, Everton Gianlourenço, explicou que dois engenheiros especialistas em infraestrutura foram disponibilizados para realizar as inspeções em estruturas indicadas pela Prefeitura como mais antigas. “Eles elaboraram os laudos e apresentamos os resultados ao prefeito e ao secretário, para que definam os próximos passos das manutenções necessárias”, afirmou.
O secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, informou que foram vistoriadas quatro estruturas: o viaduto da Avenida Trabalhador São-carlense e três pontes localizadas na Rua Major Manoel Antônio de Matos, na Alameda dos Heliótropos (Cidade Jardim) e na Rua Ângelo Passeri (Jardim Alvorada). Segundo ele, o trabalho funciona como etapa preliminar para eventuais reformas. “O resultado foi positivo: não temos nenhuma obra crítica, o que nos dá tempo para programar os projetos de recuperação”, destacou.
Os relatórios apontam que as estruturas estão em estado regular, apresentando sinais de envelhecimento e necessidade de manutenção preventiva, mas sem risco imediato de colapso. Entre as recomendações técnicas estão limpeza, correção de infiltrações, reforço de drenagem, reparos localizados no concreto e implantação de sinalização de carga máxima para veículos pesados. O prefeito Netto Donato ressaltou a importância da parceria e afirmou que os documentos seguem agora para análise técnica da Secretaria, que irá definir os reparos e providências necessárias. O vereador Júlio César, assessor da presidente do CREA-SP, Lígia Mackey, também participou da entrega.

















