Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • Contato
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | PROCON participa da 29ª Reunião da Senacon
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | PROCON participa da 29ª Reunião da Senacon

Redação 2 de março de 2023
nery

André Di Salvo, diretor do Procon São Carlos, foi um dos palestrantes neste primeiro dia de reunião

 

Com o objetivo de debater temas que impactam diretamente o dia a dia e a vida do consumidor como o programa de auxílio aos consumidores superendividados e as questões de fraudes bancárias começou nesta quinta-feira (02/03) e continua na sexta-feira (03/03), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em Brasília, a 29ª reunião entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

Participam do encontro os Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) estaduais e municipais, além de representantes do Ministério Público, Defensorias Públicas e da sociedade civil. São Carlos está sendo representada pelo diretor do Procon, André Di Salvo.

Na abertura, os participantes puderam contar com palestra sobre atendimentos aos superendividados, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Buzzi. Na sequência, foram criados grupos de discussão divididos pelas regiões do país. Uma plenária de consolidação dos temas discutidos nos grupos de trabalho encerrou o primeiro dia de evento.

André Di Salvo, diretor do Procon São Carlos, explicou que se discute a questão do mínimo existencial desde a Senacon de 2022 porque é necessário pensar na questão da sobrevivência do consumidor, afinal como ele vai conseguir pagar a alimentação, água, luz, comprar medicamentos e pagar o aluguel?

De acordo com Di Salvo é preciso ir além e discutir sobre a questão do mínimo socialmente digno, porque não basta a pessoa existir, precisa ter dignidade social e existe uma grande dificuldade com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) porque a Fundação Procon São Paulo tem o entendimento que o Procon não é Justiça, que pressupõe imparcialidade.

“O Procon é parcial, toma parte do lado que é a defesa do consumidor e a grande dificuldade do nosso convênio com a SEJUSC é de ampliarmos esse convênio porque entre as dificuldades de realização das audiências com a SEJUSC é o fato do órgão ser ligado a Justiça, portanto vai prezar pela imparcialidade e o desafio é conciliar a parcialidade, a defesa do consumidor com a imparcialidade nos convênios com o SEJUSC”, relatou.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, abordou os principais temas tratados no encontro, como preço abusivo dos combustíveis, superendividamento e desinformação na internet com propósito de maximizar o lucro do prestador de serviço. “O que o povo brasileiro precisa é que haja uma regulação que funcione. Isso pressupõe a existência de normas, que sejam impregnadas no cotidiano completo do povo brasileiro”, afirmou.

Além disso, o ministro compartilhou o desejo de reforçar as parcerias com as diversas entidades que tratam da temática. “Temos conversado muito para fortalecer esses laços de cooperação, tanto nas esferas federais, mas também com as esferas estaduais e municipais”, disse. Editais e chamamentos deverão ser anunciados em breve para que o MJSP possa fornecer equipamentos de acordo com a necessidade de cada órgão.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, destacou que a Senacon tem a tarefa de revitalizar o Sistema de Defesa do Consumidor e que existe uma parceria produtiva neste sentido com os Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons). “A nossa secretaria não é das relações de consumo, mas sim de defesa do consumidor”, pontuou.

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Prefeitura e Câmara se reúnem com Gilberto Kassab
Next: SÃO CARLOS | SMTER busca novas ações para o Banco do Povo

LEIA TAMBÉM

saae1403-2
  • SÃO CARLOS

SAAE alerta para risco de erosão e interdita parcialmente trecho no Santa Felícia em São Carlos

Redação 14 de março de 2026
tati
  • SÃO CARLOS

São Carlos homenageia Tatiana Lobo destaque na medicina regenerativa

Redação 13 de março de 2026
zeladoria01
  • SÃO CARLOS

Chuvas fortes atrasam início da operação tapa-buraco do programa São Carlos Mais Bonita

Redação 13 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • SAAE alerta para risco de erosão e interdita parcialmente trecho no Santa Felícia em São Carlos
  • Adolescente é apreendido por tráfico de drogas no CDHU em São Carlos
  • Tráfico de drogas: GCM prende suspeito no Jardim Cruzado em Ibaté
  • Ecovias promove ações “Vá Seguro, Motorista” e “Vá Seguro, Caminhoneiro” na Washington Luís em Araraquara
  • Falecimento de Zelinda Laurentino é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus

Você pode ter perdido

saae1403-2
  • SÃO CARLOS

SAAE alerta para risco de erosão e interdita parcialmente trecho no Santa Felícia em São Carlos

Redação 14 de março de 2026
drogas140326-2
  • POLÍCIA

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas no CDHU em São Carlos

Redação 14 de março de 2026
drogas140326-1
  • POLÍCIA

Tráfico de drogas: GCM prende suspeito no Jardim Cruzado em Ibaté

Redação 14 de março de 2026
ecovias002
  • REGIÃO

Ecovias promove ações “Vá Seguro, Motorista” e “Vá Seguro, Caminhoneiro” na Washington Luís em Araraquara

Redação 14 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}