SEGURANÇA | Samir Gardini apresenta diagnóstico da Defesa Civil, GM e fala sobre projetos

O diretor de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, apresentou nesta sexta-feira (17), no auditório do Paço Municipal, para o prefeito Airton Garcia e vice-prefeito Giuliano Cardinalli, um diagnóstico estrutural da Defesa Civil de da Guarda Municipal.

As instalações da Defesa Civil em local irregular, viaturas sem manutenção; plano de contingências para emergências de verão, desatualizado; plano diretor de drenagem aprovado em 2011 sem sequência; voluntariado desativado e sistema de comunicações precário foram alguns dos problemas apresentados.

Samir Gardini ressaltou que isso não aconteceu por culpa do diretor da Defesa Civil, mas por falta de investimentos do governo anterior e falou das metas. “Vamos reformar o prédio onde antigamente funcionava o Hotel Fazenda e transferir a sede da Defesa Civil para essa área. O investimento será de R$ 1,6 milhão e já estamos buscando esses recursos junto à Casa Militar. Também já estamos reativando o voluntariado e a COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), órgão que tem como atribuição conhecer e identificar os riscos de desastres no município, bem como, retomamos as negociações quanto ao radar meteorológico”, disse Gardini.

A Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito também deve instalar placas de sinalização nas áreas de enchente. “O projeto está sendo desenvolvido aqui e vai servir de exemplo para outros municípios”, garantiu o diretor de Coordenação de Política Institucional.

Já quanto à situação Guarda Municipal foram detectados problemas como a falta de estatística operacional; dos 20 equipamentos paralisantes (Spark), apenas 13 em funcionamento; 70 coletes vencidos; agentes e vigias em locais inadequados a função; Certificado de Registro de funcionamento da Guarda, vencido; frota sucateada; das 24 câmeras de monitoramento, somente 18 em funcionamento; telefone 153 tarifado e 0800 com custo elevado e pouca articulação operacional com a Polícia Militar, Polícia Civil assistência social e o setor de fiscalização da própria Prefeitura.

De acordo com Samir Gardini as parcerias já estão sendo realizadas e os números mostram que deu certo, pois somente no último mês janeiro, a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, com apoio dos agentes do Canil e dos cães farejadores, participou de 7 operações, sendo que essas ações resultaram na apreensão de 2.051 embalagens de cocaína, maconha e crack, o que corresponde a 4.769 quilogramas dessas drogas, 2 balanças de precisão e 4.200 ependorfes (pinos) vazios, além de R$ 13.309,00 em espécie. Nas operações também foram apreendidas 5 armas de fogo (revólver e pistolas) e 58 munições intactas.

A GM também realizou 59 fiscalizações em bares, 29 flagrantes, sendo 8 por tráfico de drogas, 11 averiguações de veículos e motos, 724 averiguações de pessoas, 111 atuações de trânsito. Os agentes também atenderam 334 ocorrências com viaturas, 676 atendimentos de alarmes e 39 atendimentos de ocorrências por telefone.

“O Canil da GM será ampliado e para isso já estamos fazendo parcerias. Como a UNICEP, por meio do seu curso de medicina veterinária, possui vários serviços nessa área, propomos um convênio com a Guarda, para que eles façam o atendimento clínico dos animais e também forneçam a alimentação”.

A criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social também é meta da atual administração. Além disso, serão reativados o Conselho Municipal de Segurança e os Fundos Especial de Segurança Pública e Especial do Bombeiro.

A implantação de Centro de Inteligência e Monitoramento Integrado (CIMI) já está sendo discutido. “Com o projeto de instalação de sistema de videomonitoramento por câmeras OCR vai ser possível conciliar tecnologia e inteligência aos indicadores de criminalidade e vulnerabilidade, propiciando assim, melhores respostas. Acredito que a nova estrutura vai elevar a qualidade e a eficiência do atendimento prestado à população”, finaliza Samir Gardini.

Participaram da apresentação o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o diretor da Defesa Civil Pedro Caballero, representantes das policias Militar e Civil e do Tiro de Guerra, secretários municipais e a imprensa local.

Deixe uma resposta