SOCIAL | Prefeitura Municipal reabre Centro da Juventude do Monte Carlo

 

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Especial de Infância e Juventude e do Fundo Social de Solidariedade, reabriu nesta segunda-feira (6), o Centro da Juventude “Elaine Viviani”. Durante a manhã, crianças, jovens, adultos e idosos já puderam participar de várias atividades, entre elas futebol, capoeira e ginástica. Também pela manhã, aconteceu a aula inaugural do curso de manicure e pedicure, promovido pelo Fundo Social.

As atividades de esporte, lazer, artísticas e culturais, desenvolvidas no CJ, estavam suspensas desde o ano passado. Somente os cursos de qualificação profissional, oferecidos pelo Fundo Social, estavam acontecendo.

O secretário de Infância e Juventude, Paulo Wilhelm, disse que em breve, outras atividades serão oferecidas no local. “Estamos procurando várias ONGs, esperando o marco regulatório para fechar outros convênios e ampliar as atividades desenvolvidas aqui. Hoje, demos o primeiro passo, estamos devolvendo para a comunidade um equipamento público que estava subutilizado e abandonado. A proposta da nossa Secretaria é fortalecer a prevenção, tirar as crianças das ruas, oferecer atividades recreativas e educacionais dentro do Centro da Juventude”.

O convênio com o Centro Esportivo Multiesporte foi mantido e todas as atividades estão sendo retomadas. “Estamos dando seguimento ao trabalho que começamos no ano passado. Vamos oferecer zumba, ginástica aeróbica, capoeira, futebol e dança de rua. São 8 profissionais realizando esse trabalho social, com aulas durante o dia todo. Os interessados devem procurar o Centro da Juventude para fazer a inscrição,” contou Fábio Piccolo, presidente do Cento Esportivo Multiesporte.

O vereador Marquinho Amaral participou da reabertura do Centro, representando a Câmara Municipal. Em seu discurso destacou a importância do espaço para a comunidade. “O Centro da Juventude é um patrimônio da cidade de São Carlos. Estava muito esquecido e após um período de escassez, hoje volta as suas atividades. Essa reabertura demonstra a preocupação do Prefeito e de sua equipe com os projetos desenvolvidos com essas pessoas”.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosária Mazzini, disse que foi muito bom chegar e ver o Centro da Juventude aberto e ocupado. “Esse espaço vai proporcionar muitas alegrias. A partir de agora, passa a funcionar como um clube da família. Espero que vocês façam muito bom uso desse espaço, cuidem dele, porque ele é da família inteira”. Rosária ainda anunciou a realização de mais um curso. “Hoje, começamos a oficina da beleza com o curso de manicure e pedicure. Já temos agendado corte e costura. Vamos abrir as inscrições para a padaria artesanal. Nosso objetivo é trazer muitos cursos para esse espaço. Teremos muitas novidades ao longo do ano”, afirmou a presidente do Fundo Social.

O prefeito Airton Garcia pediu ajuda das crianças para manter o local funcionando bem. Para ele, o espaço é um instrumento que traz tranquilidade aos pais que trabalham fora. “Quero que as crianças cuidem desse patrimônio. As atividades desenvolvidas no Centro tiram as crianças das ruas e traz tranquilidade para as mães. Eu vou deixar isso aqui cada dia melhor. Mas quero que eles tomem conta” concluiu o prefeito. 

Inscrições Informática

Em parceria com a FESC, o Centro da Juventude está com inscrições abertas para cursos de informática. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Os cursos disponíveis são:

– Informática para Maturidade – Básica 1 (Windows e Internet);

– Introdução Tecnológica para o Trabalho (Windows e Internet);

– Informática Básica para o Trabalho – Básica 1 (Word, Excel, e Power Point);

– Conhecendo o Word (Digitação, formatação, corretor ortográfico, configuração de página e tabelas);

– Atividades Educacionais e Jogos Educativos online 1.

Deixe uma resposta