EVENTO | Semana Mundial da Água será realizada de 20 a 24 de março

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, realizará de 20 a 24 de março, a Semana Mundial da Água. Com uma programação especial, onde serão promovidas discussões sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural, São Carlos vai comemorar o Dia Mundial da Água, criado pela ONU no dia 22 de março de 1992.

Com a participação de geólogos e engenheiros florestais serão debatidos temas como a revitalização do Bicão e do Córrego da Água Quente, além da criação de sete parques florestais em São Carlos.

De acordo com José Galizia Tundisi, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, será realizada uma série de ações, em parceria com outras secretarias, direcionada ao que se pode fazer e ao que se deve fazer com a gestão da água em São Carlos. “A nossa primeira ação, no dia 20, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, será a revitalização física e estrutural do Bicão, começando pela limpeza do local. No dia 21 o tema será a revitalização ambiental do Córrego da Água Quente, um projeto antigo retomado pela atual gestão e que prevê a revegetação, melhorias na qualidade da água, a relação regularização fundiária e preservação da área e erosão. Também será assinado pelo prefeito Airton Garcia, no dia 22, decreto para a criação de parques florestais urbanos. Já nos dias 23 e 24 ministraremos palestras em escolas municipais”.

Com relação aos parques Tundisi explicou, ainda, que a intenção é a criação de sete. “Parque urbano é uma área verde com função ecológica, estética e de lazer, no entanto, com uma extensão maior que as praças e jardins públicos. A nossa intenção é consolidar essas áreas já vegetadas que vão servir como proteção ambiental, como melhor recarga de aquíferos da cidade e também como área de recreação para a população, além de ser um banco de biodiversidade”.

Confira a programação da Semana Mundial da Água que será realizada em São Carlos:

20/3 – segunda-feira – Início da revitalização do Parque do Bicão;

21/3 – terça-feira – 9h às 11h no auditório do Paço Municipal – Palestra com o geólogo Marcelo Roselli sobre o Projeto da Revitalização do Córrego da Água Quente;

22/3 – quarta-feira – Dia Mundial da Água – 9h às 11h no auditório do Paço Municipal – palestra com o engenheiro florestal Daniel Tonelli Caiche sobre Parques Florestais Urbanos e assinatura do decreto criando os parques de São Carlos;

Dia 23/4 – Palestra do secretário José Galizia Tundisi no CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes;

Dia 24/4 – Palestra do secretário José Galizia Tundisi na EMEB Dalila Galli.

Deixe uma resposta