MEIO AMBIENTE | Semana da Água discute revitalização do Córrego da Água Quente

 

Dentro da programação da Semana Mundial da Água, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, em comemoração ao Dia Mundial da Água, criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, foi ministrada nesta terça-feira (21), no auditório do Paço Municipal, palestra com o geólogo Marcelo Roselli sobre o Projeto da Revitalização do Córrego da Água Quente.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia o projeto é antigo, porém foi retomado pela atual gestão. “O Projeto do Córrego da Água Quente abrange tanto as obrigações e exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), de 2003, como da sentença do aterro do Cidade Aracy e sentença do aterro da antiga entulheira”, informa José Galizia Tundisi lembrando que está previsto a revegetação e melhorias na qualidade da água.

O Projeto também é composto por um Plano de Macro Drenagem da Bacia Hidrográfica, Plano de Recuperação Ambiental e Paisagística das Margens do Córrego Água Quente, incluindo as áreas públicas adjacentes e as áreas de preservação permanente de propriedade privada e o Plano de Monitoramento Instrumental da Bacia Hidrográfica.

Segundo Marcelo Roselli o projeto é bem mais abrangente com relação ao que estabelece o TAC. “Está previsto o cálculo hidrológico das vazões ao longo do córrego, avaliação dos trechos críticos de alagamento, erosão e assoreamento, além de avaliação geotécnica do dolo e dos taludes, além de monitoramento das vazões hidrológicas e da qualidade das águas, inclusive do lençol freático”, afirma o geólogo.

Fazem parte do Núcleo Gestor do Projeto, além da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência, Tecnologia, as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Educação, Obras Públicas, Serviços Públicos, Agricultura e Abastecimento, Comunicação, SAAE, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Nesta quarta-feira (22), ainda dentro da programação da Semana da Água, o tema será Parques Florestais Urbanos, com palestra ministrada pelo engenheiro florestal Daniel Tonelli Caiche, a partir das 9h, também no auditório do Paço Municipal.

Deixe uma resposta