POLÍTICA | Economia, parcerias e ajuda da população marcam os cem primeiros dias do Governo Airton Garcia

Colocando a casa em ordem. É assim que o prefeito Airton Garcia resume os primeiros cem dias do seu governo. “Não é possível fazer nenhum projeto com salários atrasados, com credores batendo na porta, sem ter a CDN (Certidão Negativa de Débitos). Nós pegamos a Prefeitura toda esculhambada. Mato pela cidade, a saúde está um caos, a empresa de lixo querendo parar os serviços. Mas aos poucos estamos conseguindo colocar a casa em ordem”, disse Airton Garcia.

A primeira ação foi colocar a folha de pagamento em dia. Depois, enumerar os débitos mais urgentes e pagar as empresas que prestam serviços essenciais. “Nesse pouco tempo de governo, nós pagamos mais de 50 milhões de dívidas atrasadas. Pedi ajuda aos secretários para cortar gastos e diminuir despesas. Nós estamos cortando as coisas supérfluas para gastar mais com a saúde, para melhorar o atendimento a criança, fornecer uma boa merenda, comprar mais remédios”, contou Airton.

A Secretaria da Fazenda criou cotas para controlar as despesas das demais secretarias. A Educação vai para um prédio próprio e a economia será de R$ 1,5 milhão com aluguel. Na compra de produtos cárneos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento economizou 15%, em relação à última compra realizada no ano passado.  A reestruturação da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, uma das maiores geradoras de renda para a Prefeitura e também para a economia local, deu agilidade na aprovação de projetos.

Para a limpeza da cidade, a Prefeitura de São Carlos contratou 120 reeducandos. Divididos em equipes, eles estão limpando avenidas, praças e fazendo a varrição das ruas. O Programa Renova está trabalhando o cuidado com a cidade. O projeto Adote uma Praça, Cuide do seu Lixo, Plano de Contingência de Chuva e Seca e o Mutirão fazem parte do Programa. “Nós ainda não podemos dizer que a coisa está resolvida. Mas está encaminhada. Ainda não resolvemos o problema dos buracos. A concorrência foi suspensa e isso eu queria resolver rápido”, afirmou o Airton.  

O município aderiu ao Programa Município VerdeAzul. Está criando parques florestais urbanos e promovendo a revitalização do Bicão. A produção na Usina de Reciclagem foi retomada com o processamento de 180 toneladas de resíduos da construção civil, por dia.

A revitalização e modernização do sistema viário começou pela avenida São Carlos. Paradiminuir o número de acidentes, melhorar a fluidez do trânsito e trazer comodidade a população, a Secretaria de Transporte e Trânsito está investindo em engenharia, educação e fiscalização.

Com a rede municipal de educação organizada, já foi possível atender 409 crianças da lista de espera. A fila foi zerada na idade de 5 anos. Hoje, pouco mais de 600 crianças esperam por uma vaga na rede municipal. Para atender toda a demanda, três escolas estão sendo reformadas, a construção do Cemei do Jardim Embaré foi retomada e será entregue em agosto. Outras três escolas serão construídas: uma no Novo Mundo, no Araucária e Planalto Verde. “Minha promessa de campanha é zerar a fila de espera da educação e nós vamos conseguir”, afirmou o prefeito. 

Em três meses, foram contratados 41 médicos para a área de urgência e emergência e 29 especialistas, 150 pessoas participaram do mutirão de cirurgia de catarata, os casos de dengue diminuíram mais de 90%. Mas a falta de médicos ainda é um problema para a administração. “Omaior problema é que não temos médicos suficientes. Nós estamos tentando com o jurídico um meio de arrumar uma forma atrativa para a contratação desses profissionais, para que os médicos tenham interesse. Eu acredito que num prazo não muito longo, esse problema também vai ser sanado”, explicou Airton.

Com diálogo, parcerias e apoio, também foi possível melhorar as relações entre Secretaria de Saúde, Santa Casa e Hospital Universitário. “A Santa Casa, justiça seja feita, ela nunca parou de atender quem bateu na porta dela. Sempre foi uma parceira da cidade e sempre cumpriu com a obrigação, por isso, nós procuramos melhorar os recursos para o hospital, assumimos o pagamento de 100% dos plantões de urgência e emergência da Santa Casa. Agora, o nosso trabalho é transformar Hospital Universitário num hospital tão bom quanto a Santa Casa. Vamos trabalhar juntos para que isso ocorra”, disse o prefeito.

Para finalizar, Airton destacou o ponto forte da administração. “O ponto forte da minha administração é a ajuda da população. Tudo está sendo feito em parceria com a população. A população entende que eu assumi a cidade toda detonada e sabe que eu preciso de ajuda. Eu tenho que agradecer muito a população de São Carlos. Graças a ela, nós estamos conseguindo fazer muitas coisas que sozinha, a Prefeitura não teria conseguido fazer. Sei que dá para fazer melhor e estou buscando isso”, concluiu Airton.

Deixe uma resposta