ARARAQUARA | Escola em Bueno de Andrada recebe curso do Parlamento Jovem

Dando prosseguimento ao projeto Parlamento Jovem 2017, os alunos da escola Eugênio Trovatti, em Bueno de Andrada, receberam, na última semana, o Curso de Formação Política. Organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp Araraquara, o curso percorrerá, ao todo, 33 escolas até o dia 12 de maio.

As aulas têm despertado bastante a atenção dos alunos do nono ano das escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara. “A experiência do Parlamento Jovem sempre surpreende. A recepção geral é sempre muito positiva. Eles têm sede de informação, de conhecimento sobre o mundo, e a política está no mundo. Política é um assunto que passa no dia a dia deles. Quando a gente consegue sensibilizar os jovens, eles logo entendem como a política faz parte da vida deles”, afirma Maira Lopes, professora do projeto. “Temos processos de decisões e formações de conceitos na escola aos montes, e os alunos não estão imunes a isso. É muito interessante porque o jovem vive a cidade, ele percebe a sua cidade e é capaz, sim, de desenvolver criticamente um raciocínio sobre aquilo que ele acha que é positivo e aquilo que ele acha que precisa ser melhorado na sua cidade. Ter esse espaço para os alunos falarem e refletirem sobre o espaço público em que eles vivem tem sido muito gratificante”, completa.

“Achei bacana até porque o meu conceito sobre política não era esse, achava que político era tudo igual, então foi legal saber um pouco sobre o assunto”, disse a aluna Maisa de Oliveira.

“É legal porque fala sobre um assunto que envolve nosso presente, nosso futuro e todo mundo”, finalizou a aluna Jéssica Vasconcelos de Oliveira.

A sessão do Parlamento Jovem está prevista para acontecer no dia 14 de setembro, no Plenário da Câmara, com 36 alunos, sendo 18 titulares e 18 suplentes.

Deixe um comentário